Pesquisar este blog

Jovens Online em Cristo

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Arte e Espiritualidade‏




Arte e Espiritualidade
Festival Nacional de Música e Poesia da Pastoral da Juventude
A cor da Juventude



Uma celebração sem canto é considerada uma celebração "morta", "apagada", "desanimada". O canto, ao contrário, anima, desperta, dá vida. Além disso, tem o poder de unir as pessoas: juntando a nossa voz à voz dos irmãos e das irmãs, ao ritmo dos instrumentos, vai se criando em nós uma abertura e uma consciência maior de pertencermos uns aos outros. Também a nossa relação com o senhor é facilitada pelo canto; nossa oração se torna mais profunda, mais fervorosa. (Ione Buyst)

  
A arte está presente desde a antiguidade nos ritos, nas celebrações e na sacralidade, está ligada a espiritualidade e a mística. Na Pastoral da Juventude ganha força com o teatro,  dança e música; através da dança entramos em contato com o corpo, no teatro transcendemos a um mundo criativo, revivendo personagens e situações e com a música vivemos sentimentos, fortalecemos nossa identidade, através dela podemos entrar em contato com uma cultura e realidade histórica.
A nossa espiritualidade é Cristocêntrica, mariana, celebrativa, missionária, martirial e fundamentada na realidade concreta das pessoas, no cotidiano, sendo essencialmente libertadora. A PJ reza, e reza muito, reza com a vida, com as lutas, com missas, com os ofícios, com os encontros nos grupos, nas romarias, nas atividades permanentes (DNJ, Semana da Cidadania, Semana do Estudante). A Pastoral da Juventude respira o sagrado, é cheia de beleza, é poema, é processo de educação na fé, é formação integral, revelando o rosto profético de Deus.

A palavra de Deus, o seu anuncio, e a sua escuta também nos acompanha como diretriz, em nenhuma celebração ou reunião ela deve faltar, na Pastoral da Juventude, bem como em toda a Igreja, a Bíblia nos alimenta, Jesus tem sempre uma palavra dirigida a sua comunidade, palavra que deve ser atualizada em nossa realidade e estudada historicamente, a palavra nos enche de esperança, nos aproxima da imitação do mestre.
Há tantos artistas na PJ, artistas anônimos que não buscam o palco das grandes mídias, nossa arte está nas comunidades, na doçura de quem convive nas paróquias, nas suas realidades, oferecendo semente à terra boa (Mc. 4, 2-20), multiplicando os talentos (Lc. 19, 12-27). Quer conhecer a arte da pastoral da juventude? É preciso conhecer o povo, as comunidades, os anônimos, essa gente do coração grande que é Igreja e povo de Deus.
O Festival Nacional a Cor da Juventude é uma dessas expressões de arte, usou a ferramenta popular da Internet, aproximando as vozes PJoteiras, que estão a favor da vida, na luta contra a violência e extermínio de jovens, ele é uma pontinha da imensa capacidade de criação dessa rede de jovens. Estar no espaço da TV é um meio de divulgar um pouco desse trabalho, que por vezes fica escondido, abafado, por modelos de músicas globalizadas, é a culminância de um projeto processual, que foi acontecendo passo a passo, idéias que pouco a pouco foram ganhando forma, iniciativa de jovens PJoteiros/as de todo o Brasil, assumidas pelo Projeto Mística e Construção e organizada por uma equipe, que igual a tanta gente da Pastoral da juventude, dou cuidado, tempo e dedicação, com as mãos de muitas e muitos se faz PJ, gratidão eterna a quem não foge da luta.

Roberta Agustinho da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Calendário Grupo Juvic

O GRUPO ESTA SENDO REESTRUTURADO NOVAMENTE

TODOS OS SABADOS 19 HRS NA COMUNIDADE ATE´FIXAR OS COMPROMISSO TEREMOS UM CALENDÁRIOS DO EVENTOS



























































































































































































































































































































































































































































































































































































































































CAMPANHA DA FRATENIDADE 2011

CAMPANHA DA FRATENIDADE 2011
click na imagem para baixar

Minha lista de blogs

Postagens populares

PJ AQUIDAUANA

PORTAL DA PJ DIOCESE DE JARDIM - MS

GRUPO JUST