Pesquisar este blog

Jovens Online em Cristo

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Lançamento da Campanha contra violência na Assembléia Legislativa em Goiás‏

Amigas/as, segue relato do ato de lançamento da Campanha Chega de Violencia e extermínio de Jovens realizado na assembléia legislátiva do Estado de Goiás. Foi um importante momento para dar visibilidade a Campanha.


A Assembleia Legislativa recebeu na noite desta terça-feira, 7, audiência pública para o pré-lançamento da campanha "Chega de violência e extermínio de jovens". Encerrado às 22 horas, o evento foi promovido pelo presidente da Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Legislação Participativa da Casa, deputado Mauro Rubem (PT).




A audiência fez parte da Campanha Nacional contra a Violência e o Extermínio, e prossegue nesta quarta-feira, 8, com a realização de seminário na Casa da Juventude Padre Burnier, localizada no Setor Leste Universitário.


O pré-lançamento também abre a Semana da Igualdade e Diversidade, evento promovido pela Secretaria de Estado de Políticas para a Promoção da Igualdade Racial (Semira), que apresenta uma série de seminários na Capital, entre os dias 8 e 11.


Além do parlamentar petista, compuseram a mesa a coordenadora da Rede Centro-Oeste, Alessandra Miranda de Sousa; o gerente das Juventude da União Estadual dos Estudantes (UEE), Sávio Fernando Fernandes; o presidente do Conselho Estadual da Juventude do Estado de Goiás (Conjun), Weldes Bezerra, conhecido como Índio; e Carlos Salim, assessor especial da juventude da Prefeitura de Goiânia.


Combate à Violência


Abrindo os debates, o deputado Mauro Rubem afirmou que a comissão que preside tem recebido diversas denúncias de maus tratos contra a jovens goianos. "A sociedade está absorvendo o discurso de que bandido bom é bandido morto. Temos o dever de nos pautar pela preservação da vida, e garantir que o jovem infrator cumpra a pena segundo a lei. Não podemos admitir como solução o extermínio, a tortura e a violência."


O gerente da Juventude da UEE, Sávio Fernandes Fernando, explicou que a ideia de criar uma campanha em prol da juventude surgiu dentro daquela entidade. "A entidade também está abraçando a campanha nacional de apoio à juventude, da qual Goiás não poderia deixar de participar. O objetivo é propor e desenvolver ações que ao menos possam minimar a violência contra os jovens", afirmou.


Sávio lembrou ainda que, apesar do Estado ter o dever de oferecer oportunidades aos jovens, apenas 30 dos 246 municípios goianos apresentam políticas voltadas à juventude.


Em seguida, a coordenadora da Rede Centro-Oeste da Casa da Juventude Padre Burnier, Alessandra Miranda, falou sobre as origens da criação de uma campanha nacional de combate à violência contra a juventude. "As ações tiveram início na 15ª Assembleia das Pastorais da Juventude, em Brasília, em 2008. A partir daí, foi criada uma campanha com o objetivo de promover a discussão de políticas públicas para a juventude e contra a violência", explicou.


A partir de então, foram organizados movimentos de formação política e organização de militância para marchas e caminhadas. "Todas essas ações tiveram como ponto de partida a juventude. Não podemos olhar com tranquilidade as mortes dos nossos jovens", disse.


Alessandra também afirmou que pastorais e demais movimentos criaram uma rede permanete de debates para discutir a questão. "O problema da violência contra a juventude precisa ser constantemente articulado e debatido. Pesquisas mostram que a violência contra os jovens aumentou, e que agora atinge cidades do interior goiano", afirmou.


Soluções


Carlos Salim, da assessoria especial da Juventude da Prefeitura de Goiânia, afirmou que a Capital não assiste seus jovens devidamente, mesmo sendo a Capital que apresenta os maiores índices de qualidade de vida. "Apesar das dificuldades, conseguimos obter importantes conquistas, e estamos abrindo espaço para que todas as comunidades interessadas possam nos auxiliar a levar a saúde, a educação e o esporte ao jovem goianiense."


Encerrando os pronunciamentos da mesa, o representante da Conjun, Wildes Bezerra, parabenizou as Pastorais da Juventude pelas ações de mobilização. "As campanhas promovidas pelas Pastorais são as que estão dialogando mais intensamente com a juventude", elogiou.


Wildes também alertou os presentes para o crescente problema do uso de drogas, especialmente do crack. "O usuário do crack é geralmente aquele jovem que está precisando de emprego e capacitação. O jovem necessita de políticas de proteção e inclusão. Para solucionar o problema, devemos ampliar o diálogo entre sociedade civil, Executivo e Legislativo", afirmou.




--
Alessandra Miranda
Área Sócio Política
Casa da Juventude Pe. Burnier
www.casadajuventude.org.br
cidadania@casadajuventude.org.br
Tel. (62)4009-0339

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Calendário Grupo Juvic

O GRUPO ESTA SENDO REESTRUTURADO NOVAMENTE

TODOS OS SABADOS 19 HRS NA COMUNIDADE ATE´FIXAR OS COMPROMISSO TEREMOS UM CALENDÁRIOS DO EVENTOS



























































































































































































































































































































































































































































































































































































































































CAMPANHA DA FRATENIDADE 2011

CAMPANHA DA FRATENIDADE 2011
click na imagem para baixar

Minha lista de blogs

Postagens populares

PJ AQUIDAUANA

PORTAL DA PJ DIOCESE DE JARDIM - MS

GRUPO JUST