Pesquisar este blog

Jovens Online em Cristo

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Cefep lança livro sobre a Opção Preferencial pelos Pobres na Igreja Católica‏

Pessoal, encaminho pra vocês uma notícia que recebi de um amigo que faz parte da Equipe de Fé e Política da minha diocese:

A opção preferencial pelos pobres vem ganhando espaço privilegiado na Igreja Católica, e de modo especial, na América Latina. É um dos traços do rosto da nossa Igreja”, destacou o assessor político da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e  secretário executivo do Centro Nacional Fé e Política "Dom Helder Câmara" (Cefep), padre José Ernanne Pinheiro, na apresentação do livro “Opção Pelos Pobres no Século XXI”.

O livro, mais uma publicação do Cefep, foi lançado recentemente pela Editora Paulinas e organizado pelo professor de Sociologia da Religião da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas), Pedro A. Ribeiro de Oliveira, que faz parte do Cefep.
Nesta publicação, que reúne uma complilação de vários artigos, levanta o problema de definir-se o que significa hoje a categoria ‘pobre’. “Exceto nos casos extremos das grandes fortunas e da miséria, ricos e pobres, em geral, se consideram como de ‘classe média’. Só a abordagem pluridisciplinar, que reúne as Ciências Sociais, a Filosofia e a Teologia, para iluminar o tema a partir de diferentes enfoques”, diz um trecho do livro.“A opção preferencial pelos pobres já ganhou aceitação quase universal na Igreja Católica. Só mesmo setores conservadores a ponto de suspeitarem do Concílio Ecumênico de 1962-1965 colocam em dúvida sua pertinência teológica. Isso não significa, contudo, que haja consenso sobre sua interpretação mais correta, porque o conteúdo semântico da categoria pobre pode mudar, e de fato tem mudado, conforme o tempo e os lugares. Cabe, então, perguntar o que significa ser pobre neste início de século XXI”, disse o organizador Pedro Ribeiro.O padre Ernanne destaca as palavras do papa Bento XVI a respeito da opção pelos pobres: “Não por acaso, o Santo Padre Bento XVI, em Aparecida, lhe atribuiu categoria cristológica: ‘A opção pelos pobres está implícita na fé cristológica naquele Deus que se fez pobre por nós, para nos enriquecer com sua pobreza”.
O livro pode ser comprado no site da Editora Paulinas, no endereço www.paulinas.org.br, e custa R$ 28,80.

link para esta notícia: http://www.cnbb.org.br/site/imprensa/noticias/5894-livro-destaca-a-opcao-pelos-pobres-no-seculo-xxi-de-pedro-ribeiro-de-oliveira

Abraços, beijos e saudações pejoteiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Calendário Grupo Juvic

O GRUPO ESTA SENDO REESTRUTURADO NOVAMENTE

TODOS OS SABADOS 19 HRS NA COMUNIDADE ATE´FIXAR OS COMPROMISSO TEREMOS UM CALENDÁRIOS DO EVENTOS



























































































































































































































































































































































































































































































































































































































































CAMPANHA DA FRATENIDADE 2011

CAMPANHA DA FRATENIDADE 2011
click na imagem para baixar

Minha lista de blogs

Postagens populares

PJ AQUIDAUANA

PORTAL DA PJ DIOCESE DE JARDIM - MS

GRUPO JUST