Pesquisar este blog

Jovens Online em Cristo

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Grito dos Excluídos define lema sobre os direitos da Mãe Terra‏

Grito dos Excluídos define lema sobre os direitos da Mãe Terra

A questão ecológica será debatida na 17ª edição do Grito dos Excluídos, que já tem lema definido: "Pela vida, grita a Terra. Por direitos, todos nós!”. A escolha se deu na última reunião da coordenação nacional, que aconteceu no dia 17 de fevereiro.

Lema do Grito dos Excluídos/as em 2011 - "Pela vida, grita a Terra. Por direitos, todos nós!”


A questão ecológica será debatida na 17ª edição do Grito dos Excluídos, que já tem lema definido: "Pela vida, grita a Terra. Por direitos, todos nós!”. A escolha se deu na última  reunião da coordenação nacional, que aconteceu no dia 17 de fevereiro. A coordenação, como todos os anos, decidiu o lema apartar das sugestões enviadas pelos articuladores(as)  e com o tema da Campanha da Fraternidade, que este ano é "Fraternidade e a vida no planeta”, com o lema "A criação geme em dores de parto”. Ari Alberti, O secretário nacional do Grito dos Excluídos, afirmou que a coordenação busca o comum acordo: "Nós sempre tentamos chegar a um consenso, vamos discutindo o lema até que todo mundo saia ‘ganhando".
Dentre os objetivos e eixos da manifestação deste ano, estão levantar a voz contra a violência e as grandes obras do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), como as realizadas para receber a Copa do Mundo de Futebol, em 2014, e as Olimpíadas, em 2016. "É preciso ver que crescer não necessariamente é se desenvolver. Todas essas obras vão gerar remoções de pessoas pobres, sofrimento, gasto de dinheiro público e é o povo quem vai pagar, com impostos”, conta Ari.
No fim de março e início de abril acontecem, respectivamente, a Plenária Nacional da Assembleia Popular e o 13° Encontro Nacional de Articuladores do Grito, ambos em São Paulo. Os encontros devem encaminhar questões organizativas e também funcionam para dar "ânimo” aos articuladores locais e regionais, no momento em que partem para a mobilização de suas cidades. No ano passado, ocorreram manifestações do Grito dos Excluídos em todos os estados do país, à exceção do Acre, e não apenas em capitais, mas também no interior.
O Grito acontece na semana da pátria, no dia sete de setembro, com o objetivo de questionar a situação de opressão vivenciada por uma grande parcela da sociedade. "A gente quer chamar atenção para o que seria essa independência comemorada neste dia e dizer que as pessoas não podem perder a capacidade de se indignar”, declara Ari.
Na coordenação do Grito dos Excluídos estão: Campanha Jubileu Brasil, Cáritas Brasileira, Central dos Movimentos Populares (CMP), Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Comissão 8 da CNBB, Comissão Pastoral da Terra, Grito dos Excluídos Continental, Grupo Romaria a Pé, Movimento dos Ameaçados por Barragens (Moab), Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Pastoral da Juventude do Brasil, Pastoral Operária, Rede Rua e Serviço Pastoral dos Migrantes.

Mais informações sobre o Grito: (011) 22720627 ou gritonacional@ig.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Calendário Grupo Juvic

O GRUPO ESTA SENDO REESTRUTURADO NOVAMENTE

TODOS OS SABADOS 19 HRS NA COMUNIDADE ATE´FIXAR OS COMPROMISSO TEREMOS UM CALENDÁRIOS DO EVENTOS



























































































































































































































































































































































































































































































































































































































































CAMPANHA DA FRATENIDADE 2011

CAMPANHA DA FRATENIDADE 2011
click na imagem para baixar

Minha lista de blogs

Postagens populares

PJ AQUIDAUANA

PORTAL DA PJ DIOCESE DE JARDIM - MS

GRUPO JUST