Pesquisar este blog

Jovens Online em Cristo

quinta-feira, 31 de março de 2011

“Ano Mundial dos Afrodescendentes”‏

Contra a intolerância
A ONU declarou 2011 o “Ano Mundial dos Afrodescendentes” e parece que o tema é realmente atual, ao contrário do que desejam alguns.

Logo após a visita do presidente dos Estados Unidos Barack Obama ao Brasil, aconteceu um encontro entre brasileiros e norte-americana para discutir o Plano de Ação Conjunta Brasil-Estados Unidos para a Promoção da Igualdade Étnica e Racial. Isso aconteceu dia 21 de março, Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial.

No dia seguinte (22), a Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro aprovou a proposta que institui a criação da Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi-RJ). A aprovação transforma em lei a especializada que existe em São Paulo desde 2006 e que havia sido vetada pelo governador Sérgio Cabral.

Finalmente, hoje e amanhã (31), na Universidade de Brasília (UNB) acontece o seminário “Racismo, Igualdade e Políticas Públicas”. O evento tem como objetivo discutir o racismo a partir da perspectiva das políticas públicas para seu enfrentamento.

Estes são apenas alguns eventos relacionados ao debate sobre a questão racial que aconteceram na última semana. Por detrás deles está a realidade de discriminação e desigualdades presentes há alguns séculos na sociedade brasileira. Se, ao contrário dos Estados Unidos, não tivemos nosso apartheid, por outro lado, fomos o último país do mundo a abolir a escravidão, e seguimos mantendo as desigualdades raciais mascaradas no dia a dia.

Ainda que o racismo não seja uma invenção brasileira, está mais do que na hora de encontrarmos nossas soluções para suas conseqüências. Políticas públicas que busquem contrabalançar as diferenças entre brancos e negros e combater a discriminação são tema atual e urgente da agenda nacional. Razão pela qual não podemos deixar de reconhecer a importância de cada iniciativa que surge nesse país, como as destacadas acima.


Fonte: Observatório de Favelas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Calendário Grupo Juvic

O GRUPO ESTA SENDO REESTRUTURADO NOVAMENTE

TODOS OS SABADOS 19 HRS NA COMUNIDADE ATE´FIXAR OS COMPROMISSO TEREMOS UM CALENDÁRIOS DO EVENTOS



























































































































































































































































































































































































































































































































































































































































CAMPANHA DA FRATENIDADE 2011

CAMPANHA DA FRATENIDADE 2011
click na imagem para baixar

Minha lista de blogs

Postagens populares

PJ AQUIDAUANA

PORTAL DA PJ DIOCESE DE JARDIM - MS

GRUPO JUST