Pesquisar este blog

Jovens Online em Cristo

sexta-feira, 4 de março de 2011

Luta feminista e gênero‏

Luta feminista e gênero

por CEBI/Monika Ottermann*
Há alguns anos, fui convidada a assessorar um encontro nacional de diáconos e diáconas da IECLB (Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil) sobre questões de gênero e de leitura bíblica feminista. Muita gente viajava no ônibus fretado, vindo do sul para o local do encontro, no Espírito Santo, e, em São Paulo, eu me juntei à turma. Havia homens, mulheres e crianças.
Em uma das paradas, uma menininha foi atraída pelos brinquedos expostos numa loja do posto. Voltou ao ônibus feliz e orgulhosa com o presentinho que ganhou: um carro de brinquedo. Uma senhora que estava no ônibus disse-lhe: "Menina, por que você não pediu uma boneca? Tinha tantas e tão bonitas!". E o pai respondeu em lugar da menina consternada: "Você acha que um dia ela não vai tirar carteira de motorista?!". Foi uma observação muito apropriada, se levarmos em conta que no mundo ainda existem três a quatro países que proíbem mulheres de fazer carteira de motorista...
Quando li as reflexões de Scheila, no livro Costurando saberes, lembrei, na hora, da viagem, da menina e de seu brinquedo e do que o pai respondeu. As reflexões trabalham com grande competência e com muito jeito os complexos problemas ligados aos saberes e às experiências de mulheres. Problemas presentes em quase todos os aspectos dos sistemas, das sociedades e das comunidades em que vivemos. São problemas que nos influenciam, mas que, ao mesmo tempo, podem ser mudados por nós, homens e mulheres, gente pequena e grande, sem que tracemos fronteiras entre homem e mulher, entre gente (in)formada e não (in)formada. Pois a construção do nosso ser homem e ser mulher e a nossa avaliação das construções de pessoas em nossa volta não são fixas e naturais ou dadas por Deus. A expressão "fomos criadas assim" não pode ser aceita pelas mulheres.
O que deve estar claro é que, como mulheres e homens, fomos socializadas, criadas, educadas, formadas, influenciadas... "assim ou assado", e que temos a liberdade e capacidade - preciosa dádiva do divino - de nos posicionar diante de tudo isso. O presente ensaio de Scheila é um feliz estímulo no sentido de fazermos maior uso da nossa capacidade e liberdade para transformar mentalidades e atitudes em prol de libertação e respeito às diferenças.
A autora articula com muito jeito dois conceitos que nem sempre andam de mãos dadas: vertentes da luta feminista e reflexões sobre o conceito de gênero. É essa articulação que faz com que gênero seja aqui não simplesmente outra palavra para mulher, sem consciência crítica e sem vontade e critérios de lutar por mudanças. E faz com que feminismo não seja algo restrito aos interesses e desejos de algumas mulheres meio "radicais", que não permitem inclusão de outros grupos desprivilegiados e de homens em geral.
Por isso, o panorama que Scheila nos oferece, de saberes e experiências de mulheres no âmbito do cristianismo (por mais sumário que seja), não é um mero elenco "neutro" (algo que, aliás, não existe: sempre há perspectivas e interesses, nem sempre revelados e, muito menos, com tanta coerência como aqui). É uma preciosa colcha de retalhos, cujo desenho tem como centro os alcances e desejos de nós mulheres no Brasil de hoje (para muito além da IECLB!) e cujo fio de costura é uma profunda fé na igualdade em direitos e dignidade de todos os seres humanos.
Scheila, obrigada por esta contribuição para uma caminhada que é o nosso compromisso e um dos maiores desafios no mundo de hoje!

*Biblista e teóloga feminista, doutora em Ciências da Religião, assessora do CEBI e sócia da Nhanduti Editora.
(Texto da apresentação do livro de Scheila dos Santos Dreher, Costurando Saberes e Experiências de Mulheres - uma perspectiva histórico-teológica)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Calendário Grupo Juvic

O GRUPO ESTA SENDO REESTRUTURADO NOVAMENTE

TODOS OS SABADOS 19 HRS NA COMUNIDADE ATE´FIXAR OS COMPROMISSO TEREMOS UM CALENDÁRIOS DO EVENTOS



























































































































































































































































































































































































































































































































































































































































CAMPANHA DA FRATENIDADE 2011

CAMPANHA DA FRATENIDADE 2011
click na imagem para baixar

Minha lista de blogs

Postagens populares

PJ AQUIDAUANA

PORTAL DA PJ DIOCESE DE JARDIM - MS

GRUPO JUST