Pesquisar este blog

Jovens Online em Cristo

terça-feira, 15 de março de 2011

A perversidade do Sistema‏

Olá parceiros! Segue abaixo um texto que escrevi. Espero que tenham um tempinho para compartilhar.



A perversidade do Sistema: Despertando para a Política.   Ariel O. Gomes. (arielog2008@gmail.com)

            Um dia estava numa palestra sobre a questão ecologia-consumismo-poluição e, o palestrante disse: “Até hoje o melhor sistema que se adaptou no mundo é o capitalismo”.  Aquilo pra mim foi a gota derradeira. Como pode um sistema que é tão desumano ser o que melhor se adaptou. Adaptou a quem? Pra quem? Como pode algo ser tão adaptado a humanidade sendo que ele proporciona que 20% da população detenham 80% das riquezas mundiais? Isso, no mínimo, é uma afronta à dignidade humana. Esse tipo de discurso, benevolente sobre o capitalismo, é que contribui para o sacrifício de milhões de seres humanos: fome, miséria, educação pífia, sem teto, sem terra, refugiados e demais marginalizados.

            A perversidade refere-se ao lucro exagerado obtido por poucos, que está condicionado aos baixos salários da maioria. Um exemplo simples é o aumento de mais de 60% nos salários dos parlamentares e um aumento ridículo do mínimo (e por isso haverá corte e contenção de gastos!!). Ou seja, para existir milionário é necessário existir pobre e miserável. Mesmo que muitos não percebam as causas desse problema, por falta de consciência, percebem a conseqüência. Ainda assim , temos a capacidade de responder que o sistema é desse jeito, não tem como mudar, é uma utopia melhorar. Pois bem, esse é o discurso que o sistema deseja. O sistema não quer que sejamos críticos, inovadores, reacionários e porta-vozes de uma nova maneira de conduzir a política.

            Não pense que estou falando que a solução seja o socialismo ou comunismo, não é isso. O fato é que necessitamos de outra forma de modelo econômico, por que o que aí está não supre as nossas necessidades, não corresponde ao bem comum, nem condiz com nosso bem estar. Portanto, é uma necessidade e não uma opção.
           
            O ser humano é um ser que faz história, promove mudanças, gera novidades. O discurso de que não é possível mudar não considera a história. Enganam-se aqueles que acreditam que os modelos de desenvolvimento sempre foram como o é atualmente.  Milton Santos, um dos maiores intelectuais brasileiros, primeiro negro e não europeu a receber o prêmio considerado com “Nobel da Geografia”, escreveu:

            “De fato, se desejarmos escapar à crença de que esse mundo assim apresentado é verdadeiro e não querermos admitir a permanência de sua percepção enganosa, devemos considerar a existência de pelo menos  três mundos num só – o primeiro seria o mundo tal como nos fazem ver , a globalização como fábula; o segundo seria o mundo tal como ele é, a globalização como perversidade; e o terceiro, o mundo como ele pode ser, uma outra globalização”.

            Existe uma relação muito forte entre globalização e o sistema, porque a primeira contribui como solo fértil para o segundo brotar. A globalização permite que o neoliberalismo (pensando em termos de livre comércio) se estabeleça. E sabemos, o neoliberalismo é o solo fértil do capitalismo. O neoliberalismo é a pouca intervenção do Estado, ou ainda a parceria do Estado com as grandes corporações, de maneira a garantir os interesses destas, e não necessariamente o interesse público, o bem comum.

            Então chegamos à pergunta: E aí o que fazer?  Acredito que Saramago pode nos ajudar.

            José Saramago disse: “Existe uma coisa que não se discute em lugar algum: a Democracia. A democracia está aí como se fosse uma espécie de santa do altar, e não se repara que a democracia em que vivemos é uma democracia seqüestrada, condicionada, amputada”.

            A resposta é mobilização e participação política. O que nos resta é isso, e aquele que não gosta de política vai ter que aceitar as decisões daquele que gosta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Calendário Grupo Juvic

O GRUPO ESTA SENDO REESTRUTURADO NOVAMENTE

TODOS OS SABADOS 19 HRS NA COMUNIDADE ATE´FIXAR OS COMPROMISSO TEREMOS UM CALENDÁRIOS DO EVENTOS



























































































































































































































































































































































































































































































































































































































































CAMPANHA DA FRATENIDADE 2011

CAMPANHA DA FRATENIDADE 2011
click na imagem para baixar

Minha lista de blogs

Postagens populares

PJ AQUIDAUANA

PORTAL DA PJ DIOCESE DE JARDIM - MS

GRUPO JUST