Pesquisar este blog

Jovens Online em Cristo

sexta-feira, 11 de março de 2011

Por que a militância na PJ é tão rara?‏

Por que a militância na PJ é tão rara?

Aquelas palavras de Jesus que nos desafiam: "a messe é grande, mas os trabalhadores são poucos" (Lc 10,2), me fizeram parar pra pensar que o êxodo dos jovens mais velhos na caminhada, daqueles que começaram com 15 ou 16 anos a participar de um grupo grupo e vão embora quando mais velhos, se deve mais a uma situação econômica do que psicológica. E explico meu pensamento.

É comum a gente pensar que quem fica mais velho tende a ir embora apenas porque não aguenta mais assitir a uma 5.ª reunião sobre amizade ou namoro cristão; ou talvez porque já se sinta cansado de fazer sempre a mesma coisa e percebe que é hora de outras pessoas assumirem o comando. Isso tudo é verdade, mas considero que seja secundário ante o imperativo da busca por trabalho e renda.

Há uma relação entre a condição econômica e a chance do jovem permanecer por mais tempo num grupo de base, pastoral ou movimento, desenvolvendo seu processo enquanto militante. Pois à medida em que estes são obrigados a se sujeitar às condições impostas pelo mercado de trabalho (como horários de trabalho no domingo e no sábado, férias definidas pela empresa, jornadas extras...), eles possuem cada vez menos tempo disponível em relação ao que dispunham enquanto adolescentes:
  • A presença em reuniões durante a semana, caso trabalhem e tenham de estudar à noite, ficam mais difíceis.
  • Os fins de semana, no caso de retiros, cursos, acampamentos, viagens... não dependenderiam apenas mais do aval dos pais, mas também da licença do serviço.
  • Havendo um desgaste físico e mental a ser reposto no fim de semana, ou no dia de folga, exige-se maior tempo de descanso. O que sobrar deve ser compartilhado entre família, amigos, namoro, pastoral, filhos...
Dito isso, não estou tratando de uma relação causa-efeito, como se quem tivesse melhor condição econômica conseguiria vivenciar mais o processo do grupo de jovens. Estou destacando que a nossa "falta de operários" para a Evangelização não se deve apenas a uma "falta de vontade pessoal" ou "descompromisso" dos jovens militantes, mas especialmente a imposições econômicas, que tiram tempo, vida e energia do jovem. E ele tem que "gastar isso" para conseguir o seu sustento, nem que para isso tenha de abrir mão de coisas que sejam tão significativas.

--
Helio Rodak de Quadros Junior
 + Fone: (48) 8414-1646 [OI]

 + Skype: helioqj

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Calendário Grupo Juvic

O GRUPO ESTA SENDO REESTRUTURADO NOVAMENTE

TODOS OS SABADOS 19 HRS NA COMUNIDADE ATE´FIXAR OS COMPROMISSO TEREMOS UM CALENDÁRIOS DO EVENTOS



























































































































































































































































































































































































































































































































































































































































CAMPANHA DA FRATENIDADE 2011

CAMPANHA DA FRATENIDADE 2011
click na imagem para baixar

Minha lista de blogs

Postagens populares

PJ AQUIDAUANA

PORTAL DA PJ DIOCESE DE JARDIM - MS

GRUPO JUST