Pesquisar este blog

Jovens Online em Cristo

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Jovens de classe média alta se envolvem em confusões por falta de limites, diz psicóloga‏

 





Jovens de classe média alta se envolvem em confusões por falta de limites, diz psicóloga


Nos últimos meses jovens de famílias de classe média alta tornaram-se assunto quase que diário na imprensa de Campo Grande.

No dia 20 de fevereiro, um jovem destruiu uma caminhonete de luxo após perder o controle do carro e capotar num bairro da capital. Testemunhas disseram que o rapaz estava realizando manobras arriscadas momentos antes do capotamento.

Na madrugada do dia 19 de março, um bacharel em Direito, lutador de artes marciais, se envolveu numa briga que terminou com a morte do segurança de um boate frequentada por jovens ricos.

O acusado, que está preso, agrediu o segurança após ter sido retirado de dentro de um bar por causar transtornos aos funcionários e clientes do local.

E na última semana, um estudante universitário acabou detido após levar um tiro à queima roupa de policial civil. O rapaz estaria estava tentando fugir de uma briga na qual se envolveu durante festa em uma república de estudante.

Em todos os casos, chama a atenção o fato de os implicados serem jovens com situação financeira privilegiada. A psicóloga e mestre em saúde mental, Ludmila de Moura, explica o que leva jovens de famílias de classe média-alta a cometerem atos agressivos e inconsequentes.

O que leva jovens de classe média, que supostamente têm tudo o que precisam financeiramente, a cometer atos violentos e inconsequentes?

Ludmila: A falta de limites no sentido de entender que onde termina o direito dele começa o direito do outro. Esses jovens têm dificuldade de lidar com a Frustração, não lidam bem quando não conseguem o que querem. Nós chamamos isso de comportamento infantil porque assim como uma criança, esses jovens só querem o que lhes dê prazer, tudo gira em torno deles. 

Os pais estão diretamente ligados a essa transgressão de caráter dos filhos?

Ludmila: Os pais precisam educar os filhos a lidar com o principio do prazer de uma forma controlada. Eles precisam entender que tudo gira em torno deles. Em casa ou fora dela esses jovens precisam agir com o principio da realidade e, isso, eles vão adquirir com experiências que de perda. Eles precisam desenvolver e compreender regras sociais. Precisam saber quais são seus direitos e deveres.  Quando mais cedo a criança aprender a lidar com isso, mais fácil o pai vai conseguir controlar.

Antes de agredir o segurança, o rapaz [que está preso] já havia se envolvido em outras confusões. Em 2009 ele agrediu um jovem durante na saída de uma festa. Esse tipo de comportamento pode ser uma forma de tentar chamar a atenção dos pais?

Ludmila: Os jovens têm esse tipo de comportamento porque eles querem se valorizar. Eles querem chamar a atenção dos pais. A adolescência é um período crítico, e aí que eles se envolvem em grupos que não são bons e acabam se envolvendo com gangues. Dependendo de como o pai foi para ele na infância ele provavelmente não terá problema nenhum. Agora se os pais foram ausentes de atenção, ele pode acabar indo para o lado da violência e marginalidade.

A educação que os pais dão é o que determina o comportamento de um jovem?

Ludmila: Na verdade são três aspectos, o biológico, o ambiente e a sociedade. O biológico é do organismo, algumas pessoas são mais tolerantes, outras já são mais irritadas. É comum vermos irmãos com várias diferenças comportamentais. Enquanto um é mais calmo o outro é mais agitado. O Ambiente é a família, a escola, os amigos, os lugares que frequenta. E eles são muito importantes para a formação. O terceiro aspecto é a sociedade, a cultura. A sociedade é voltada para o ser, é muito competitiva. Tem a pressão social, a individualidade e a ideia de que você tem que se satisfazer a qualquer custo.

Como os pais percebem que os filhos estão com demonstrando que há algo de errado com a personalidade deles?

Ludmila: Quando ele não está se importando com o outro. Quando ele não se preocupa mais com a conseqüência da atitude dele. E é aí que o pai tem que ensinar o filho que existe o certo e o errado. Quando é criança e vai lá e toma alguma coisa do coleguinha, o pai explica que não pode que tem que devolver. O problema é que tem pais que acham que os outros estão ali só para servir o filho e a criança cresce com o mesmo pensamento. A pessoa tem que sentir culpada quando faz algo errado, ela ter que se arrepender, tem que ter vergonha.

É comum jovens terem esse tipo de comportamento?

Ludmila: Isso só é comum até os três anos de idade, quando é normal a criança ter esse tumulto egocêntrico, mas com o cuidado dos pais em ensinar que ele tem que pensar no outro, esse egocentrismo vai ficando de lado. Apenas 10% das crianças desenvolvem alguma patologia que precisam de tratamento.

Quando os pais devem procurar ajuda para lidar com o filho?

Ludmila: Quando ele não está conseguindo colocar limite. E aí, esse pai também precisa de ajuda, porque o filho pressiona e o pai acaba abrindo a guarda. É comum vermos pais terem uma postura firme e a mãe acobertar as coisas erradas que os filhos fazem. Isso é muito ruim, porque ele sabe que se fizer alguma coisa, a mãe vai ajudá-lo a esconder do pai.

Os adultos têm que dar exemplo, não adianta falar para não fazer, se não der o exemplo.

Depois de grande é muito difícil mudar a personalidade do individuo que já está formada, mas sempre temos esperança de conseguir. Por isso a hora de ensinar coisas boas e corretas aos filhos é durante a infância.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Calendário Grupo Juvic

O GRUPO ESTA SENDO REESTRUTURADO NOVAMENTE

TODOS OS SABADOS 19 HRS NA COMUNIDADE ATE´FIXAR OS COMPROMISSO TEREMOS UM CALENDÁRIOS DO EVENTOS



























































































































































































































































































































































































































































































































































































































































CAMPANHA DA FRATENIDADE 2011

CAMPANHA DA FRATENIDADE 2011
click na imagem para baixar

Minha lista de blogs

Postagens populares

PJ AQUIDAUANA

PORTAL DA PJ DIOCESE DE JARDIM - MS

GRUPO JUST