Pesquisar este blog

Jovens Online em Cristo

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Vigília de pentecostes subsídio‏

ola povo amado eu juntamente com a Mari malheiros e com a assessoria de edicao do marcos tramontim pensamos uma proposta de Vigília de pentecostes
para auxiliar os grupos de jovens que desejam rezar esta data importante em nossa igreja. esperamos que todos possam usar e que a mesma possa ser util a todos ...

divulguem se possivel.


 BAIXE AQUI O SUBSÍDIO EM WORD

Vigília de pentecostes[1]

 (Inicia com a sala escura e todos em circulo, pode-se deixar uma música instrumental suave ao fundo ou pode-se entoar um mantra)
Vem Divino Espírito, do teu amor o fogo acende!
Vem Divino Espírito, vem Divino Espírito!”
“Tu és fonte de vida, tu és fogo, tu és amor.
Vem, Espírito Santo, vem, Espírito Santo.”
“Ó luz do Senhor, que vem sobre a terra:
inunda teu povo com teu esplendor.”

A
colhida: Espontânea. Que motive os participantes da vigília a perceberem a presença do Espírito Santo na vida da Igreja.
Queridos amigos, companheiros de caminhada! Hoje estamos reunidos para celebrar a presença do Espírito Santo na nossa vida de Igreja Jovem. Há quase dois mil anos, nesse mesmo dia, aconteceu a primeira vigília cristã: os apóstolos estavam reunidos, em oração, juntamente com Maria, esperando a vinda do Espírito Santo Consolador, prometido por Jesus. Hoje, queremos nos fazer apóstolos e pedimos intensamente a presença do Espírito Santo, a fim de que ilumine nossa caminhada de evangelização da juventude.


ABERTURA
Verdadeiramente ressurgiu Jesus, (bis)
Cantemos aleluia! Resplandece a luz! (bis)

Venham, ó nações, ao Senhor cantar! (bis)
Ao Deus do Universo venham festejar! (bis)

Seu amor por nós, firme para sempre, (bis)
Sua fidelidade dura eternamente (bis)

Venham e cantemos com muita alegria, (bis)
Espírito Divino brilhou neste dia! (bis)

Glória ao Pai e ao Filho, e ao Santo Espírito (bis)
Glória à Trindade Santa, glória ao Deus bendito! (bis)

Aleluia, irmãs, aleluia, irmãos! (bis)
Suba do mundo inteiro a Deus louvação! (bis)


RECORDAÇÃO DA VIDA[i]:
Animador: A presença do Espírito Santo nas pessoas e na comunidade eclesial se torna perceptível principalmente através de seus dons e carismas, concedidos a todos e a cada um para a unidade da Igreja (Ef 4,1-7). Essa variedade de dons é resumida pela Igreja na doutrina dos sete dons: sabedoria, entendimento, ciência, conselho, piedade, fortaleza e temor de Deus.
(Entra uma vela por vez representando um dom do Espírito Santo. Enquanto isso se fala sobre este dom, lembrando que existe uma vela maior acesa já ou se possível o Círio Pascal, em memória de que Cristo está vivo).
Ø  O dom da sabedoria fortalece nossa caridade e preparando-nos, desde já, para a visão plena de Deus, conferindo-lhe um conhecimento eminente. O sábio, segundo Deus, não é aquele que sabe coisas sobre Deus, mas que vive Deus. Não é o que simplesmente fala de Deus, mas quem o contempla. A sabedoria traz o gosto de Deus e de sua Palavra, permitindo-nos avaliar corretamente as realidades terrenas.
Ø  O dom do entendimento torna a nossa fé luz segura e sólida para o nosso caminho. Mediante este dom, o Espírito Santo nos permite perscrutar as profundezas de Deus, comunicando ao nosso coração uma particular participação no conhecimento divino, nos segredos do mundo e na intimidade do próprio Deus.
Ø  O dom da ciência nos permite um juízo reto sobre as criaturas, não colocando nelas a felicidade perfeita, nem o fim absoluto de tudo o que somos e temos. Faz com que o ser humano entenda que a aparência deste mundo é passageira (1Cor 7,31). O dom da ciência orienta-nos para Deus, desapegando-nos das criaturas.
Ø  O dom do conselho nos é dado para sanar a nossa natural precipitação ao dar uma resposta a um problema concreto que nos angustia, a uma escolha que devemos fazer. Quem acolhe este “conselho” sente-se em paz, sereno, readquire força e esperança. Também compreende que todos temos fraquezas e, portanto, devemos olhar-nos com olhos de compaixão.
Ø  O dom da piedade nasce de um Deus piedoso, bondoso e cheio de misericórdia para com os que erram. Nosso Deus é Deus da aliança e do perdão. Se Deus vive a sua aliança com o homem de maneira tão envolvente, o homem, por sua vez, sente-se também convidado a ser piedoso com todos.
Ø  O dom da fortaleza nos torna corajosos para enfrentar as dificuldades da vida cristã. Torna forte e heróica a fé. Lembremos a coragem dos mártires. Dá-nos perseverança e firmeza nas decisões. A fortaleza manifesta-se também na esperança. Afirma o profeta Isaías: “Os que esperam em Jahweh renovam suas forças, criam asas como águias, correm e não se fadigam, andam e não se cansam” (Is 40,31). Todos nós precisamos da força do Espírito Santo!
Ø  O dom do temor de Deus, tratando-se de um dom do Espírito Santo, não deve confundir-se com o medo de Deus. Também não significa uma atitude servil diante de Deus. Este dom nos mantém no devido respeito diante de Deus e na submissão à sua vontade, afastando-nos de tudo o que lhe possa desagradar.
(se convida a cada jovem a fazer memória de sua vida e de sua caminhada lembrando em que momento da vida se percebeu o dons do espírito santo na vida pessoal e comunitária. Após falar, cada jovem acende uma vela. Em seguida todos cantam o hino).

HINO
Um hino divino
Presente tu estas desde o principio
Nos dias da criação, Divino Espírito!
És sopro criador que a terra fecundou
e a vida no universo despertou!
Presente tu estas desde o Egito, vencendo
a opressão, Divino Espirito! És fogo e
claridão, luz da libertação de um povo em
movimento de união!
Presente tu estas em Jesus Cristo na cruz,
ressureição, Divino Espirito! Boa nova do
perdão, carinho entre irmãos ardor na
militancia e na missão!
Presente tu estas desde o ínicio nos
primeiros cristãos, Divino Espirito!Firmeza
e novidade, estrela da unidade, amor
concreto solidariedade!
Presente tu estas no sacrificio, na dor das
multidões, Divino Espírito! Clamor e
profecia ternura e ousadia, sabor d nosso
pão de cada dia
(Breve silêncio para meditar o que foi celebrado)

SALMO
Animador: Felizes somos nós por reconhecermos que o Espírito de Deus está presente com seus dons em nosso meio. Somos felizes por sermos os portadores da Boa Nova, pois fomos convidados a anunciar a justiça do reino de Deus e denunciar as diversas opressões que assolam nosso mundo. E como povo de Deus, entoemos o salmo:

Aleluia, aleluia, aleluia,/ Vem, minh'alma, bendizer teu Senhor, aleluia! (Bis)
1A. Senhor, meu Deus, como és tão imenso!/ O teu vestido, esplendor e clarão,/ Como num manto de luz envolvido,/ Os céus desdobras, são teu barracão!
1B. Tua morada, em cima das águas!/ Montando em nuvens, tu voas no vento. Dos ventos fazes os teus mensageiros,/ Como dos raios, ministros atentos!

2A. Em suas bases a terra assentas,/ Inabalável pra sempre a assentates;/ com o oceano, qual manto, a cobriste,/ sobre as montanhas as águas pousaste!
2B. Por teus trovões açoitadas correram,/ Montanhas acima ou vales abaixo,/ Para o lugar que marcaste se foram,/ Não voltarão a inundar este barro!

3A. Fazes brotar fontes d'água nas várzeas,/ Por entre as muralham riachos/ E, enquanto os bicho sua sede saciam,/ Os passarinhos gorjeiam nos galhos!
3B. De lá do alto tu regas os montes,/ Com teus favores a terra se farta,/ Para o rebanho o pasto forneces/ E o ser humano co'as plantas regalas!

4A. Quão numerosas, tuas obras Senhor!/ Tudo fizeste com sabedoria!/ A terra, Cheia de tantas criaturas,/ E o mar abriga incontável família!
4B. Todos esperam de ti o alimento,/ Jogas pra ele se logo recolhem;/ Abres tua mão, ficam todos contentes,/ Por ti tudo o que é bom se promovem!

5A. Tua face escondes e se apavoram;/ se lhes retira o ar, já se enterram;/ O teu Espírito sopra e envias/ Todas as coisas renovam na terra.
5B. Que do Senhor dure para sempre a sua glória./ Com suas obras se alegre o Senhor!/ Ele olha a terra e tudo estremece,/ Toca as montanhas, sai fogo e calor!

6A. Por toda a vida ao Senhor vou cantar,/ Por toda a vida ao meu Deus, meu louvor!/ Que meu poema lhe seja agradável,/ Minha alegria está no Senhor!
6B. Desapareçam da terra os malvados/ E gente ruim não exista jamais!/ Vem, ó minh'alma, bendize ao Senhor,/ Glória ao Deus santo e na terra haja paz.

ACLAMAÇÃO DO EVANGELHO
(canto escolhido pelo grupo)
Evangelho: João 20, 19-23
Era o primeiro dia da semana. Ao anoitecer desse dia, estando fechadas as portas do lugar onde se achavam os discípulos por medo das autoridades dos judeus, Jesus entrou. Ficou no meio deles e disse: «A paz esteja com vocês.» Dizendo isso, mostrou-lhes as mãos e o lado. Então os discípulos ficaram contentes por ver o Senhor.Jesus disse de novo para eles: «A paz esteja com vocês. Assim como o Pai me enviou, eu também envio vocês.» Tendo falado isso, Jesus soprou sobre eles, dizendo: «Recebam o Espírito Santo. Os pecados daqueles que vocês perdoarem, serão perdoados. Os pecados daqueles que vocês não perdoarem, não serão perdoados.

REFLEXÃO[ii]:
(Pode se dividir os participantes em pequenos grupos. Cada grupo pode refletir sobre os pontos abaixo)

Grupo 1: Nossa fé é viva e forte? Ou é uma fé débil, vacilante que teme arriscar-se para anunciar o evangelho para as pessoas não conhecidas e distantes? Temos uma fé forte que nos permite arriscar-nos no anúncio do evangelho nas fronteiras? Somos realmente Pastoral da Juventude missionárias ou já nos acomodamos à tranquila situação, fraterna e reflexiva com que nos reunimos a cada semana em nossa comunidade, enquanto fora há muita gente em desespero e sem esperanças?
Grupo 2: Jesus está no centro de nossa comunidade? Em que se nota isso? Em nossos bairros, como nos identificam? O que nos distingue dos demais? Para as pessoas de nosso bairro, somos claramente seguidores de Jesus e portadores de sua Boa Notícia? Ou nos conhecem porque nos reunimos a cada semana e fazemos algumas boas obras? Somos, na realidade, valentemente, Igreja Profética?
Grupo 3: Vivemos ancorados na saudade de todo o bom que nossa Pastoral da Juventude fizeram quando nasceram ou no tempo da guerra da contra revolução e da Insurreição Evangélica? Estamos surdos? Ou Escutamos o clamor de tantos jovens na droga, de tantas mulheres violentadas, de tantas crianças com fome? Escutamos o clamor de tanta gente frustrada e angustiada pela situação econômica e social em que vivemos? Sabemos reconhecer quantas coisas positivas acontecem também fora da Igreja?
Grupo 4: Na realidade, somos humildes para reconhecer nossas fragilidades e nossos pecados? Atualmente, quais são nossos pecados e quais são nossas falhas mais fortes? Nos sentimos muito superiores aos demais, por exemplo, aos que não são progressistas ou aos que não conhecem nem valorizam a Teologia da Libertação? Desprezamos –quem sabe dissimuladamente- aos que seguem práticas da religiosidade popular? Reconhecemos com humildade a situação atual de nossas comunidades?
Grupo 5: Com que olhos vemos as pessoas de nossos bairros, em particular os que participam em gangues, bêbados? Com que olhos vemos as mães solteiras e aquelas que tiveram vários ‘companheiros’ e carregam uma fileira de filhos famintos e esfarrapados? Com que olhos vemos as mulheres que caíram na prostituição? Com que olhos vemos os que não veem sentido na religião, nem a vida?
(Após breve partilha dos grupos, a celebração continua).

PRECES:
(A cada invocação se canta)
“Vem, vem, vem, vem Espírito Santo de Amor! Vem a nós, traz a Igreja um novo vigor.”
1. Vem Espírito Santo. Desperta a nossa fé débil, pequena e vacilante. Ensina-nos a viver confiando no amor insondável de Deus nosso Pai a todos os Seus filhos e filhas, estejam dentro ou fora da Tua Igreja. Se se apaga esta fé em nossos corações, depressa morrerá também em nossas comunidades e igrejas.
2. Vem Espírito Santo. Faz que Jesus ocupe o centro da Sua Igreja. Que nada nem ninguém O suplante nem O obscureça. Não vivas entre nós sem atrair-nos para o Seu Evangelho e sem converter-nos para segui-lo. Que não fujamos de Sua Palavra, nem nos desviemos do Seu mandato de amor. Que não se perca no mundo a Sua memória.
3. Vem Espírito Santo. Abre os nossos ouvidos para escutar os Teus chamados, os que nos chegam hoje, desde as interrogações, sofrimentos, conflitos e contradições dos homens e mulheres dos nossos dias. Faz-nos viver abertos ao Teu poder para gerar a fé nova que necessita esta sociedade nova. Que, na Tua Igreja, vivamos mais atentos ao que nasce que ao que morre, com o coração suportado pela esperança e não minado pela nostalgia.
4. Vem Espírito Santo e purifica o coração da Tua Igreja. Coloca verdade entre nós. Ensina-nos a reconhecer os nossos pecados e limitações. Recorda-nos que somos como todos: frágeis, medíocres e pecadores. Liberta-nos da nossa arrogância e falsa segurança. Faz que aprendamos a caminhar entre os homens com mais verdade e humildade.
5. Vem Espírito Santo. Ensina-nos a olhar de forma nova a vida, o mundo e, sobretudo, as pessoas. Que aprendamos a olhar como Jesus olhava aos que sofrem, aos que choram, aos que caem, aos que vivem sós e esquecidos. Se muda o nosso olhar, mudará também o coração e o rosto da Tua Igreja. Os discípulos de Jesus, irradiaremos melhor a Sua proximidade, a Sua compreensão e solidariedade para com os mais necessitados. Iremos parecer-nos mais ao nosso Mestre e Senhor.
6.- Vem Espírito Santo. Faz de nós uma Igreja de portas abertas, coração compassivo e esperança contagiosa. Que nada nem ninguém nos distraia ou desvie do projeto de Jesus: fazer um mundo mais justo e digno, mais amável e ditoso, abrindo caminhos ao reino de Deus.
(Preces espontâneas)

PAI- NOSSO
(se for oportuno, o grupo pode cantar o “Pai-Nosso dos Mártires”).

A NOSSA SENHORA
"Maria de Pentecostes, quando a Igreja ainda era pobre e livre como o vento do Espírito.
Maria de Pentecostes, quando o fogo do Espírito era lei da Igreja nova.
Maria de Pentecostes, quando os doze só exibiam o poder do Testemunho.
Maria de Pentecostes, quando toda Igreja era boca do Ressuscitado. “Amém”
(Dom Pedro Casaldáliga)

ORAÇÃO FINAL
Deus, que instruístes os corações dos vossos fiéis, com a luz do Espírito Santo, faça que apreciemos retamente todas as coisas, segundo o mesmo Espírito, e gozemos sempre de sua consolação. Por Cristo, Senhor Nosso. AMÉM!


BENÇÃO FINAL
O Deus que derramou sobre nós o Espírito Santo de Amor nos encha de alegria e consolação, agora e para sempre. AMÉM!

SAIDEIRA
Canto: POVO NOVO
Quando o Espírito de Deus soprou, o mundo inteiro se iluminou. A esperança na terra brotou e o povo novo deu-se as mãos e caminhou...
Lutar e crer, vencer a dor, louvar ao Criador! Justiça e Paz hão de reinar e viva o amor!
Quando Jesus a terra visitou, a Boa Nova da  justiça anunciou: o cego viu, o surdo escutou e os oprimidos das correntes libertou...
Nosso poder está na união, o ,mundo novo vem de Deus e dos irmãos vamos lutando contra a divisão e preparando a festa da libertação!
Cidade e campo se transformarão, jovens unidos na esperança gritarão. A força nova
é o poder do amor, nossa fraqueza é força em Deus libertador!






[1] Produção: Mari Malheiros;Diocese de Guarapuava Paraná  nanamalheiros@hotmail.com 
Rodrigo Szymanski; Londrina (Postulante Josefino de Murialdo) rodrigoszy@hotmail.com
Editoração: Marcos Tramontim Diocese de Criciuma marcostramontin@hotmail.com 


1 Pe. Valter Goedert  Instituto Teológico de SC (Itesc) Florianópolis, http://www.pime.org.br/missaojovem
2 http://www.adital.com.br/site/noticia.asp?lang=PT&cod=39040 [O texto-invocação (numerado) é de José A. Pagola (Eclesalia). As perguntas são questões vitais de nossas CEBs, que colocamos para refletirmos na celebração de Pentecostes, orando e clamando para que, como os discípulos, nos inflame o fogo do Espírito Santo, nos impulsione o vento furacão que fez com que os discípulos fechados em seus medos e em suas pequenas coisinhas, nos transforme em autênticos discípulos/as missionários, como sonha Aparecida e como nós também sonhamos. CEB Nicaragua, Maio-Junho 2009]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Calendário Grupo Juvic

O GRUPO ESTA SENDO REESTRUTURADO NOVAMENTE

TODOS OS SABADOS 19 HRS NA COMUNIDADE ATE´FIXAR OS COMPROMISSO TEREMOS UM CALENDÁRIOS DO EVENTOS



























































































































































































































































































































































































































































































































































































































































CAMPANHA DA FRATENIDADE 2011

CAMPANHA DA FRATENIDADE 2011
click na imagem para baixar

Minha lista de blogs

Postagens populares

PJ AQUIDAUANA

PORTAL DA PJ DIOCESE DE JARDIM - MS

GRUPO JUST