Pesquisar este blog

Jovens Online em Cristo

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Repudio ao DCE PUCRS‏


Nota sobre os últimos acontecimentos na PUC-RS

    O Coletivo Barricadas Abrem Caminhos sempre pautou no movimento estudantil valores como o respeito, solidariedade e princípios democráticos no cotidiano da nossa militância, construindo assim um movimento estudantil combativo na luta por democracia e autonomia nos espaços da militância e fora deles.
    Por isso é princípio nosso a luta intransigente contra toda e qualquer forma de opressão e a defesa de um movimento estudantil democrático e autônomo a partidos, reitorias e governos. Pautamos também práticas que fomentem a construção cotidiana de um movimento plural, democrático, que trabalhe as divergências, mas que acima de tudo tenha respeito e dignidade nas ações e na relação da disputa política.
    A partir disso, expressamos através desta nota todo o nosso repúdio ao DCE da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) e suas ações antidemocráticas que vem sendo feitas no cotidiano do movimento estudantil da PUC-RS, especialmente as que estão envolvendo a tiragem de delegados para o Congresso Nacional de Estudantes da UNE, o CONUNE. Desde o início este processo vem sendo denunciado por vários setores que compõe o movimento estudantil porto-alegrense como completamente antidemocrático. O DCE vem cerceando a liberdade dos estudantes de participarem livremente das eleições, seja impedindo que se candidatem em chapas de oposição ao grupo que coordena o Diretório, seja dificultando - como ontem se demonstrou - o acesso dos estudantes às urnas.
As mulheres foram vitimas em especial nesse processo principalmente por se colocarem a frente dele, condição que na nossa sociedade não é aceita e nem esperada.  O que podemos ver, em todo este processo, são agressões sexistas por parte de membros do DCE PUC-RS que culminaram no ataque a duas estudantes na noite de ontem.Sofreram violência física e a todo momento era intimidadas, inclusive sofrendo ameaças de estupro para que se calassem e não levassem a luta adiante. Repudiamos as atitudes machistas do DCE da PUC-RS e nos colocamos não apenas no combate a essas ações truculentas mas a toda forma de opressões.
Expressamos nosso horror as agressões cometidas por membros do DCE a estudantes que participavam do processo do CONUNE na universidade, comprovando que nesta universidade, agressões e violências em geral são práticas cotidianamente cultivadas por esta que deveria ser a entidade máxima de representação da universidade.
    Exigimos ainda a intervenção por parte da reitoria no processo, no sentido de punir os agressores e encerrar os processos contra as/os militantes agredidos. Esperamos que cenas como as ocorridas nessa segunda-feira nunca voltem a ocorrer, e que os estudantes da PUC-RS finalmente sejam representados de maneira correta por seu Diretório Central de Estudantes. Julgamos fundamental que todos os setores do movimento estudantil, e os demais movimentos ligados à educação, repudiem o processo que vem ocorrendo há 20 anos na PUC.
    Portanto, por se tratar de um processo que responde a União Nacional dos Estudantes, exigimos também a intervenção da diretoria da mesma e da CNECO do CONUNE para que o processo seja averiguado, e a partir de constatado a existência das irregularidades, que seja refeito o processo respondendo aos anseios por democracia dos estudantes da PUC-RS.

    Machismo e autoritarismo, não passarão!
    Resistência aos estudantes combativos da PUC-RS!
    Fora DCE PUCRS!

Coletivo Barricadas Abrem Caminhos, 14 de junho de 2011
barricadas.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Calendário Grupo Juvic

O GRUPO ESTA SENDO REESTRUTURADO NOVAMENTE

TODOS OS SABADOS 19 HRS NA COMUNIDADE ATE´FIXAR OS COMPROMISSO TEREMOS UM CALENDÁRIOS DO EVENTOS



























































































































































































































































































































































































































































































































































































































































CAMPANHA DA FRATENIDADE 2011

CAMPANHA DA FRATENIDADE 2011
click na imagem para baixar

Minha lista de blogs

Postagens populares

PJ AQUIDAUANA

PORTAL DA PJ DIOCESE DE JARDIM - MS

GRUPO JUST