Pesquisar este blog

Jovens Online em Cristo

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

O mapa da violência no Brasil - por Dom Redovino Rizzardo

 

O mapa da violência no Brasil - por Dom Redovino Rizzardo



http://arquidiocesedecampogrande.org.br/arq/cache/multithumb_thumbs/b.320.240.16777215.0...images.stories.formacao.penamorte5.jpg

Como faz todos os anos, no dia 24 de fevereiro de 2011, o Ministério da Justiça divulgou o “Mapa da Violência no Brasil”.
Infelizmente, as notícias que se sucedem sobre ela são tão frequentes e estarrecedoras que não impressionam nem sobressaltam a ninguém. Enquanto escrevo esse artigo, pelos cálculos que me foram apresentados, são cinco as pessoas que estão sendo assassinadas num país que, até há pouco tempo, passava por pacífico, alegre e acolhedor.
O pior de tudo é que a imensa maioria de suas vítimas – e protagonistas – é jovem, pessoas frágeis e desorientadas, que não chegam a descobrir o sabor da vida. Os dados estão ali para serem conferidos: de acordo com o Ministério da Justiça, a causa principal da morte de pessoas entre os 15 e os 24 anos é o homicídio.
Entre os anos de 1998 e 2008 – o período analisado –, ele foi responsável pela morte de 39,7% dos jovens, ao passo que, na população adulta, os óbitos por assassinato não passaram de 1,8%.
O “Mapa” se debruça também sobre as mortes por acidentes de trânsito e por suicídio. De acordo com as estatísticas, no mesmo período, a taxa de mortes no trânsito entre os jovens foi de 32,4% e, entre os adultos, 26,5%. Na mesma década, a taxa de suicídios na juventude aumentou 22,6%, passando de 1.454 em 1998, para 1.783 em 2008. Nessa hecatombe de jovens que sucumbem todos os dias sob o olhar interrogativo e aterrador de seus familiares, estão incluídos brancos e negros, ricos e pobres. A violência não é mais privilégio das favelas do Rio de Janeiro ou do Recife. Ela se infiltrou até mesmo entre as classes mais favorecidas, não apenas de Brasília e São Paulo, mas até mesmo de cidades do interior que, até há pouco tempo, eram tidas como paraísos de paz e tranquilidade.
Contudo, a bem da verdade, deve-se reconhecer que, em todos os Estados do Brasil – excetuado o Paraná –, as maiores vítimas da violência são os afro-descendentes. Assim, se entre os brancos as mortes caíram de 18.852 para 14.650, entre os negros seu número aumentou de 26.915 para 32.349. No Mato Grosso do Sul, seu porcentual não é diferente: os assassinatos de brancos diminuíram 15,4%, e dos negros cresceram 7,8%.
Quanto aos suicídios, o “Mapa” revela que, no Mato Grosso do Sul, seu crescimento foi espantoso, sobretudo entre os indígenas. Os dados mostram que, nestes últimos anos, a taxa de suicídios na população desse Estado cresceu 39,3%. Em 1998, o índice de suicídios foi de 5,6 casos por 100.000 habitantes, enquanto em 2008 essa relação passou para 7,8.
O município de Dourados é o segundo do país em número de suicídios de indígenas. Ele só perde para Tabatinga, no Amazonas. Outras duas cidades da região estão no topo da lista: Paranhos e Amambai. Como se não bastasse, no ranking das 100 cidades com maior número de homicídios de jovens no Brasil, Dourados é a única do Mato Grosso do Sul que foi lembrada. Ela ocupa a 89ª posição, muito acima de Campo Grande, a segunda colocada, que ficou em 175º lugar. O “Mapa” revela que, em 2008, sobre 100 óbitos por suicídio verificados no Brasil, 54 aconteceram no Mato Grosso do Sul.
A situação chama ainda mais a atenção por destoar totalmente do quadro geral do país – o qual, se comparado com outras nações, inclusive muito desenvolvidas, como o Japão, a Suécia e a Suíça, pode ser considerado baixo. Se os indígenas são brasileiros, são sujeitos dos mesmos direitos e deveres dos demais concidadãos. Não poucas vezes, em nome de uma cultura a ser preservada – mas que, infelizmente, já foi deturpada pelos meios de comunicação social (quantos são os índios do Mato Grosso do Sul que não têm TV ou celular?) – eles continuam a ser tratados como seres inferiores.
Não podem ter qualificação para o trabalho, mas pouco ou nada se faz para combater a droga e a violência que crescem em todas as aldeias. E não é por falta de dinheiro que as coisas estão assim, se, só no campo da saúde – como revelou o Portal da Transparência –, até o dia 11 de abril deste ano o Governo Federal já havia repassado para um hospital da Reserva Indígena de Dourados a quantia de R$ 18.300.927,13...
A quem interessa manter um “status quo” que mais se assemelha a genocídio?!
Dom Redovino Rizzardo, cs Bispo de Dourados - MS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Calendário Grupo Juvic

O GRUPO ESTA SENDO REESTRUTURADO NOVAMENTE

TODOS OS SABADOS 19 HRS NA COMUNIDADE ATE´FIXAR OS COMPROMISSO TEREMOS UM CALENDÁRIOS DO EVENTOS



























































































































































































































































































































































































































































































































































































































































CAMPANHA DA FRATENIDADE 2011

CAMPANHA DA FRATENIDADE 2011
click na imagem para baixar

Minha lista de blogs

Postagens populares

PJ AQUIDAUANA

PORTAL DA PJ DIOCESE DE JARDIM - MS

GRUPO JUST