Pesquisar este blog

Jovens Online em Cristo

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Padre que denunciou grupos de extermínio em Goiás relata intimidações‏

 

Padre que denunciou grupos de extermínio em Goiás relata intimidações



Ribeirão Cascalheira (MT) – O padre jesuíta Geraldo Marcos Nascimento, de 70 anos, vem sofrendo tentativas de intimidação desde o começo do ano, quando começaram a vir à tona denúncias sobre o desaparecimento de jovens de Goiânia.


chega de violencia

Ele desenvolve trabalhos para a população carente na Casa da Juventude e, desde 2006, ajuda a levantar denúncias no âmbito do Comitê Goiano pelo Fim da Violência Policial. “A gente trabalha com jovens de periferia, que sempre despertam, em um bairro de classe média, suspeita, curiosidade da polícia, irritação”, afirma.

Ele começou a notar pequenos episódios que conduzem a um cenário pouco animador para seus mais de quarenta anos de militância em defesa dos mais pobres e do respeito aos direitos humanos. Tudo teve início com a publicação de uma matéria no jornal O Popular, da capital de Goiás, sobre pessoas desaparecidas após abordagens policiais. A suspeita é de que grupos de extermínio estejam por trás das 117 mortes registradas durante operações entre 2003 e 2005 – 29 pessoas ainda estão desaparecidas.

Um mês depois, a Polícia Federal desencadeou a Operação Sexto Mandamento, que levou para a prisão 19 agentes acusados de assassinato ou desaparecimento de vítimas. As investigações, iniciadas em 2010, demonstraram que há possibilidade de que juízes, parlamentares e integrantes do alto escalão do governo estadual estejam por trás dos grupos.

"Fico pensando que seria difícil eles (os policiais) permanecerem presos porque a formação de um grupo de extermínio é algo que dá dinheiro", lamenta o padre. "Eles não matam só por prazer", constata. O padre demonstra resignação: "Quando se vai chegar a que denunciem quem está mandando? Acho impossível. Porque cairiam em uma fria, eles mesmos se eliminariam."

Ameaças

Foi nesse ínterim que começaram a ocorrer fatos estranhos. Primeiro, procuraram o arcebispo local para dizer que o padre receberia o troco, e que se executaria o crime de maneira a parecer se tratar de um assassinato comum ou de um roubo seguido de morte. Além disso, informaram que implantariam algum fato falso em torno da vida de Geraldo, possivelmente ligado a pedofilia ou ao consumo de drogas.

Em março, oito viaturas das Rondas Ostensivas Táticas Metropolitanas (Rotam), circularam com as sirenes ligadas em frente à sede da Fundação Jaime Câmara, onde fica o diário que denunciou a atuação ilegal. O comandante da divisão policial, o tenente-coronel Carlos Henrique da Silva, foi afastado no mesmo dia mas, na manhã seguinte, dezenas de carros policiais repetiram a ação, daquela vez em frente à Casa da Juventude.

Algum tempo depois houve um comboio de motos. O motorista da última delas desceu, foi à portaria e falou que o filho do comandante da polícia estava interessado em fazer um curso ali. Houve ainda tentativas de arrombar o portão da casa e a entrada de um senhor que afirmou ter perdido dentro do banheiro sua chave – o padre acredita ter se tratado de uma tentativa de “plantar” alguma prova contra ele para que fosse realizada uma batida policial incriminatória.

Sem novidades
As tentativas de intimidação não são exatamente uma novidade para Geraldo. Em Manaus, na reta final do regime militar, trabalho semelhante despertou a ira de políticos locais, que passaram a ameaçá-lo. “Eles pegaram 16 policiais e dispararam uma metralhadora por cima da minha cara. E falaram que a próxima seria no peito.”

Há 21 anos em Goiânia, ele não demonstra qualquer remorso por se envolver com a defesa de direitos humanos. Ele entrou para as fileiras jesuítas em 1966, em Belo Horizonte. Lá, desenvolvia um trabalho de assistência a moradores de favelas. “Achei que estava ajudando, mas eles é que começaram a me ajudar. Porque fui percebendo que tinha conteúdo externo, mas não tinha nada interno.” Não tardou para que se desse conta de que este tipo de doação, ainda que ele colocasse o salário inteiro à disposição da causa, não seria suficiente. “Então, resolvi doar a vida.”

No fim de junho, com tantas tentativas de intimidação contra ele e cinco freiras que também atuam em Goiânia, o Ministério Público Estadual emitiu nota condenando as atitudes. Haroldo Caetano da Silva, promotor responsável pelo Centro de Apoio Operacional aos Direitos Humanos, manifestou que é muito grave que envolvidos na denúncia e na apuração de crimes cometidos por grupos de extermínio sejam ameaçados mesmo após a montagem da Comissão Especial de Defesa da Cidadania, da qual Geraldo faz parte.

No comunicado, o órgão repudiou “veementemente as ameaças e manifestar irrestrito apoio às vítimas, pessoas abnegadas que desempenham papel fundamental na consolidação de um Estado de Direito pautado no respeito aos Direitos Humanos.”


Fonte: João Peres / Rede Brasil Atual 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Calendário Grupo Juvic

O GRUPO ESTA SENDO REESTRUTURADO NOVAMENTE

TODOS OS SABADOS 19 HRS NA COMUNIDADE ATE´FIXAR OS COMPROMISSO TEREMOS UM CALENDÁRIOS DO EVENTOS



























































































































































































































































































































































































































































































































































































































































CAMPANHA DA FRATENIDADE 2011

CAMPANHA DA FRATENIDADE 2011
click na imagem para baixar

Minha lista de blogs

Postagens populares

PJ AQUIDAUANA

PORTAL DA PJ DIOCESE DE JARDIM - MS

GRUPO JUST