Pesquisar este blog

Jovens Online em Cristo

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

“A experiência da missão é a concretude do Reino”

Qua, 11 de Janeiro de 2012 12:54
A programação do 10º Encontro Nacional da Pastoral da Juventude (ENPJ) proporcionou no dia de ontem (10) momentos de intensa missionariedade. Enviados com a benção do arcebispo de Maringá, dom Anuar Battisti, os jovens foram encaminhados em grupos para 12 paróquias, onde realizaram visitas às famílias. Pelos relatos, a atividade superou as expectativas.


Na Paróquia Santa Joaquina de Vedruna, os participantes foram recepcionados pelo padre Ivaldir Camaroti dos Reis, religiosas, famílias e jovens da comunidade. Os participantes percorreram várias comunidades da paróquia e ainda visitaram o Hospital do Câncer, uma escola rural, um albergue, e outras instituições próximas.

Rafael Francisco, seminarista e delegado no encontro pela Arquidiocese de Maringá, classificou a missão como extraordinária. “Senti a presença de Deus no irmão simples, pobre e oprimido. Renovou a minha fé e me fez crescer espiritualmente”. O jovem, que pertence a esta paróquia, afirma que esse diferencial não foi negativo para o bom desenvolvimento da missão. “Eu sabia de toda programação, mas não conhecia aquela comunidade. Para mim, foi providência divina”.

Gislaine Lara Bussolo, da organização das visitas missionárias, afirma que a atividade foi um sucesso. “Foi muito além do que a gente esperava. Sentimos a presença de Deus no outro. A comunidade colaborou muito”, revela a jovem que diz ter se surpreendido com tamanho entrosamento entre a comunidade e os missionários.

A Irmã Maria Lusitânia de Sousa, religiosa que auxiliou na organização da missão na paróquia, revela que a emoção desse encontro dos jovens com a comunidade teve início na missa de abertura do 10º ENPJ, celebrada no último domingo (8), na Catedral de Maringá. “Foi um momento muito rico. A juventude transmite uma energia jovem muito positiva”. Esse sentimento se assemelha ao que Rosangela Francisco sentiu ao receber os delegados. “Me senti feliz e orgulhosa por estar contribuindo com a missão e estar mostrando um pouco sobre a nossa realidade”, disse.

Por trás deste dia memorável, havia uma equipe que planejava e idealizava a missão há algum tempo. Entre reuniões, contatos com as paróquias e encaminhamentos, a equipe mostrou-se satisfeita com o resultado. “No geral, foi ótimo. Trouxe força! O pessoal recarregou as energias. Se eu pudesse resumir o dia em uma palavra, seria amadurecimento”, destaca Kelly Regina Moreira Garcia.

A volta para o seminário não foi menos animada que a ida. Mesmo com o cansaço de um dia inteiro de caminhada acompanhado de um sol que elevou a temperatura, o trajeto contou com muita música e animação por parte daqueles que voltaram mais dispostos e motivados. A emoção era visível nos olhos da juventude que encerrava as atividades do dia depois de uma exausta e inesquecível experiência, afinal, como Pe. Ivaldir bem disse, ”de um encontro, nunca saímos o mesmo, sempre deixamos algo, ganhamos e conquistamos outros”.

Melhor que tentar descrever em palavras o misto de sensações deste dia, é o testemunho de Luis Duarte Vieira, integrante da coordenação nacional que, com lágrimas nos olhos, tentou definir o que estava sentindo. “A experiência da missão é a concretude do Reino que na juventude cantando, sonhando e fazendo ciranda espalha a utopia e loucura do amor. Não há como duvidar do Reino. Que a gente nunca esqueça o caminho que fizemos e o que nos trouxe até aqui”.


Equipe local de Comunicação do 10º ENPJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Calendário Grupo Juvic

O GRUPO ESTA SENDO REESTRUTURADO NOVAMENTE

TODOS OS SABADOS 19 HRS NA COMUNIDADE ATE´FIXAR OS COMPROMISSO TEREMOS UM CALENDÁRIOS DO EVENTOS



























































































































































































































































































































































































































































































































































































































































CAMPANHA DA FRATENIDADE 2011

CAMPANHA DA FRATENIDADE 2011
click na imagem para baixar

Minha lista de blogs

Postagens populares

PJ AQUIDAUANA

PORTAL DA PJ DIOCESE DE JARDIM - MS

GRUPO JUST