Pesquisar este blog

Jovens Online em Cristo

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Projeto de revitalização da Pastoral da Juventude é tema de painel

Qui, 12 de Janeiro de 2012 16:50
Um painel dentro da programação do 10º Encontro Nacional da Pastoral da Juventude - ENPJ, que acontece desde o dia 8 de janeiro na cidade de Maringá, PR, discutiu nesta quarta-feira (11) o Projeto de revitalização da Pastoral da Juventude na América Latina que teve início em 2008. O painel contou com a participação da paraguaia Micaela Rojas, da Equipe Latino-Americana de Jovens do CELAM e de Carmem Lúcia Teixeira, coordenadora da Casa da Juventude Padre Burnier de Goiânia, GO.



Micaela explicou que o Projeto é realizado em quatro etapas: 1) fascinar e encantar a juventude: motivar pessoas e grupos a envolver-se no processo de revitalização do caminho de evangelização da juventude no continente, a partir dos e das jovens; 2) escutar atentamente: encontrar, deixar falar e escutar os e as jovens em seus lugares vitais concretos, do jeito deles, para compreender suas perguntas, suas buscas e seus mundos internos; 3) discernir: a partir dos jovens, perceber as situações concretas, identificando as estruturas que os afetam, para clarear a proposta como discípulos de Jesus, iluminados pelo Evangelho, a doutrina social e o caminho feito pela Igreja jovem; e 4) transformar a realidade: implementar a ação pastoral a partir da proposta da PJ iluminada pelo Documento de Aparecida.

Micaela explicou também que a América Latina é um continente muito diversificado e que por isso, o Projeto de Revitalização, na sua implementação nos diversos países, varia muito. Depende de como a Pastoral da Juventude está organizada.

Para Micaela, "precisamos olhar a realidade juvenil com os olhos de Cristo e ver o que não estamos fazendo e se estamos sonhando com uma Pastoral de discípulos missionários. Vocês estão dispostos a embarcar nesse Projeto de revitalização? perguntou a representante do CELAM e concluiu a sua explanação com uma comparação: "assim como uma mão com ferida mergulhada em água salgada arde mais do que uma mão sem ferida, também a Igreja deve arder (atuar) onde há feridas. Isto é profetismo".

Carmem Lúcia, por sua vez, falou da implementação do Projeto no Brasil. "Precisamos encantar, ouvir o clamor e entender nossa juventude para transformar a realidade. Para conhecer Jesus é preciso ir a casa, tanto de Jesus, quanto dos jovens. Visitar os jovens nas prisões, no desemprego, mergulhar na realidade", destacou Carmem e acrescentou: "mas é preciso ir também à "Sinagoga" de Nazaré para proclamar a Boa Nova da libertação".

Para cada ano, o Projeto tem um lugar simbólico. Assim, em 2011, foi Belém. Em 2012 o lugar é Nazaré. Para 2013, ano da Jornada Mundial da Juventude que acontece no Rio de Janeiro, será Betânia, símbolo da acolhida. Para 2014 o Projeto pretende chegar à Samaria onde Jesus está à espera na beira do poço. Para Carmem Lúcia, "ser PJoteiro é muito mais do que usar seus símbolos e camisetas. É assumir o Projeto de Evangelização da Juventude", concluiu.

Nesta quinta-feira (12), após missa e oração do Ofício Divino da Juventude os participantes farão um passeio por alguns pontos turísticos da cidade de Maringá. À noite, acontece a Festa da Vida PJoteira.

Um comentário:

  1. ola PJoteiros e PJoteiras, Meu nome é albert sou do Teias da Comunicação do Reional extremo sul Vilhena Rondonia e gostaria de saber se vcs topam fazer parte de uma parceria http://soupjoteiro.blogspot.com/2011/11/soupjoteiro-producoes-os-blogs.html

    espero resposta
    meu email é albertdias.vha@gmail.com

    ResponderExcluir

Calendário Grupo Juvic

O GRUPO ESTA SENDO REESTRUTURADO NOVAMENTE

TODOS OS SABADOS 19 HRS NA COMUNIDADE ATE´FIXAR OS COMPROMISSO TEREMOS UM CALENDÁRIOS DO EVENTOS



























































































































































































































































































































































































































































































































































































































































CAMPANHA DA FRATENIDADE 2011

CAMPANHA DA FRATENIDADE 2011
click na imagem para baixar

Minha lista de blogs

Postagens populares

PJ AQUIDAUANA

PORTAL DA PJ DIOCESE DE JARDIM - MS

GRUPO JUST