Pesquisar este blog

Jovens Online em Cristo

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Ampliada Nacional avaliando a caminhada da Pastoral da Juventude - Terceiro dia‏

Ampliada Nacional avaliando a caminhada da Pastoral da Juventude

Jovens de todo o Brasil estão reunidos na cidade de Imperatriz, MA no Centro Diocesano Anajás.`



Fonte: http://www.pj.org.br/noticias.php?op=ExibeNoticia&idNot=556


Na mística do Ofício Divino da Juventude (ODJ) demos início ao terceiro dia da Ampliada Nacional da Pastoral da Juventude (ANPJ), que acontece na cidade de Imperatriz, MA, com a participação de cerca de 100 pessoas oriundas de todas as regiões do país.



A partir da realidade e aconchegados pelo sol da manhã, aconteceu o ofício divino relembrando a criação, para que iluminados pela mãe terra, o dia iniciasse e permanecesse cheio de desejos e vidas, para a continuidade do seguimento a Jesus Cristo.



Os trabalhos do dia começaram com Ângela Maria (Nordeste 4) e Adriano de Martini (Sul 4), fazendo a leitura das poesias “Profetizar”, “Nordeste” e “Luar”.



A coordenação do dia convidou a jovem Roberta Agustinho (Sul 1) para que pudesse explicar quais foram os objetivos dos questionários enviados pelo Brasil em preparação à ANPJ. Os questionários ficaram dispostos em links na Internet e se destinavam aos grupos de base, assessores, dioceses, regionais da CNBB, militância, clero e centros e Institutos de Juventude. Apresentado os objetivos, os delegados/as foram encaminhados para os sete grupos de trabalhos relacionados aos questionários, para analisar e discutir as respostas enviadas e dar apontamentos.



Finalizando a manhã, a Ampliada contou com as contribuições da assessoria de Alessandra Miranda (Casa da Juventude – Goiânia/GO) e Solange Rodrigues (ISER-Assessoria). Alessandra enfatizou para que “O ver do processo convoque a projetar de forma concreta a caminhada da construção do Reino no meio da Juventude”. Na fala de Solange é reforçado que “A PJ tem uma proposta de ação evangelizadora para propor, indicar e encaminhar aos grupos. E, precisamos fazer isso muito bem!”.



A tarde iniciou com uma mesa de avaliação da caminhada da PJ Nacional. Compuseram essa mesa Renato Borges (Comissão Nacional de Assessores/as da PJ), Elis Souza (Nordeste 3), Luis Duarte (Centro-Oeste), Alex Piero (PJ Sul 1) e Felipe Freitas (Coordenação Nacional da Campanha Nacional contra a Violência e o Extermínio de Jovens).



A mesa começou com a fala de Renato sobre a ANPJ de Salgado, SE, em 2005, e ANPJ de Palmas, TO. Elis Souza trouxe em sua fala a organicidade da PJ Nacional. “Que essa organização seja missionária, participativa, com tarefas diferentes, mas, todos os papéis importantes”. Luís Duarte alertou para a importância da participação da PJ no Projeto de Revitalização Latino-Americano da PJ, proposto pelo CELAM. Ele trouxe o seguinte desafio: “Como o Brasil pode apresentar tudo que ele pode fazer para esse projeto? É um desafio!” E, na mística do caminho à Jerusalém, nos recorda que “Somos testemunhas da ressurreição, somos testemunhas da vida!”. Alex baseou sua fala na intervenção política, focando no exercício do poder nas esferas privadas (íntimas) e públicas. Concluindo a mesa, Felipe relatou e contextualizou a Campanha.



Testemunha da Secretária Nacional da PJ



Hildete Emanuele, atual secretária nacional da PJ, começou sua fala partilhando, sua realidade, casa, família e comunidade na cidade de Salvador, BA, entre outros fatores que alicerçaram sua disponibilidade e serviço, ao longo de três anos, se doando na Secretaria Nacional da PJ. Onde, sem dúvida, foi possível acumular muitas/os rostos, cheiros, sabores, delícias, amizades, vida em doação, missão, serviço... Fazendo um depoimento do histórico do tempo de serviço na Secretaria nacional da PJ.



As novas proposições para a Secretaria Nacional da PJ



Após o testemunho, Hildete apresentou as duas indicações dos regionais da CNBB, para o serviço da Secretaria Nacional da PJ. Jovens preparados, com processo de desenvolvimento na PJ, bem como com um bom histórico de militância, permitindo acumular competências e habilidades necessárias ao serviço/missão ao qual estão se disponibilizando. Hildete leu duas cartas de apresentação, dos jovens Thiesco Crisóstomo, da cidade de Marabá, PA (Norte 2) e Gabriel Jaste, da cidade São João de Meriti, RJ (Leste 1), atualmente, ambos são da equipe nacional do projeto Teias da Comunicação. O processo de eleição do novo secretário será feito no dia 15/1.



Trabalho em grupo



À noite, os trabalhos continuaram à noite com grupos de estudo de questões-chave para a PJ Nacional: Projetos Nacionais da PJ; Setor Juventude da CNBB; Campanha Nacional Contra a Violência e o Extermínio de Jovens; Projeto de Revitalização da PJ Latino-americana; Organização e Organicidade da PJ Nacional e Intervenção política.



A proposta dos grupos era produzir três grandes desafios acerca de cada uma das questões propostas. De fato, todos os grupos foram extremamente produtivos, possibilitando uma discussão mais aprofundada e pormenorizada. Voltando à plenária, foram apresentadas as produções de cada grupo. O dia foi concluído com uma oração.



Projeto Nacional Teias da Comunicação da Pastoral da Juventude

Confira as fotos deste terceiro dia: http://goo.gl/bGhV8

Acompanhe ao vivo a transmissão da Ampliada: http://goo.gl/vIb7b

Veja e divulgue o Diário de bordo com fotos e texto sobre a Ampliada: http://www.pj.org.br/informativos/3dia.pdf

CLIQUE E BAIXE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Calendário Grupo Juvic

O GRUPO ESTA SENDO REESTRUTURADO NOVAMENTE

TODOS OS SABADOS 19 HRS NA COMUNIDADE ATE´FIXAR OS COMPROMISSO TEREMOS UM CALENDÁRIOS DO EVENTOS



























































































































































































































































































































































































































































































































































































































































CAMPANHA DA FRATENIDADE 2011

CAMPANHA DA FRATENIDADE 2011
click na imagem para baixar

Minha lista de blogs

Postagens populares

PJ AQUIDAUANA

PORTAL DA PJ DIOCESE DE JARDIM - MS

GRUPO JUST