Pesquisar este blog

Jovens Online em Cristo

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Diário de bordo da Ampliada Nacional da PJ - segundo dia: Pastoral da Juventude olhando para a realidade‏

Pastoral da Juventude olhando para a realidade

Ampliada Nacional da PJ fez análise de conjuntura e olha as realidades dos regionais




O segundo dia da Ampliada Nacional da Pastoral da Juventude (ANPJ), 9/1, começou com a celebração eucarística presidida por Dom Eduardo Pinheiro, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Campo Grande e Referencial do Setor Juventude da CNBB, retomando a história de nosso batizado a partir do batismo de Jesus.



Roberta Agustinho e Paula Grassi, Coordenação Nacional da PJ pelos Regionais Sul 1 e Sul 3 da CNBB, respectivamente, abriram a coordenação da plenária, resgatando a importância das mulheres na história do povo de Deus e o protagonismo e profetismo feminino.







No período da manhã os/as jovens visitaram as tendas de cada Regional, a fim de observar os desafios e destaques apresentados nas diversas realidades do Brasil. Posteriormente, realizaram um debate em grupo, a fim de partilhar os dados colhidos, culminando na montagem de um painel artístico.



Ainda no período da manhã, tivemos a fala de Dom Eduardo Pinheiro e de Pe. Carlos Sávio, este último Assessor Nacional do Setor Juventude da CNBB. Os temas que permearam suas falas passaram pela próxima Jornada Mundial da Juventude e a evangelização dos/as jovens no Brasil neste contexto.



A manhã desse segundo dia de ANPJ encerrou-se com uma homenagem a Pe. Sávio por toda sua contribuição na Comissão Nacional de Assessores/as da Pastoral da Juventude, nesses 3 anos.





Logo após o almoço, foi dado início a análise de conjuntura com foco na vida da juventude, olhando para os aspectos eclesiais e sociais para iluminar o caminho a ser trilhado. Felipe Freitas, membro da Coordenação Nacional da Campanha Nacional Contra a Violência e Extermínio de Jovens, fez a análise de conjuntura social. Trazendo o cenário político-econômico-social, onde, de forma pertinente, se encontra o contexto juvenil. Solange Rodrigues, assessora do ISER Assessoria, fez a análise de conjuntura eclesial, trazendo a caminhada da Pastoral da Juventude no Brasil, os documentos eclesiais e sobre a juventude neste contexto.



Seguindo essa análise, os/as delegados/as foram convidados/as a fazerem trabalhos em grupos para discutir as seguintes perguntas:



§ Quais destes aspectos afetam a vida da juventude mais diariamente?



§ Que outros aspectos não foram mencionados também atingem a vida da juventude?



§ Quais as boas sementes que estamos plantando, enquanto PJ?



Partindo das discussões, os grupos partilharam em plenária, o que se produziu em cada um desses debates.





Nestas reações à analise dos assessores, Felipe afirmou à plenária que “Articular uma ação na dimensão sócio-transformadora é uma das dificuldades levantadas”. Ele lembrou que essa é uma das dimensões que fazem parte das Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil. Solange falou da necessidade de “[...] buscarmos elementos que precisam ser tecidos para iluminar o planejamento que a PJ vai fazer daqui para frente. Com a colaboração de cada um e de cada uma é que essa Ampliada se realizará”.



O segundo dia da ampliada encerrou-se com a Noite Cultural, onde se apresentou a Região Nordeste. Muita música, cores, sotaques, sorrisos e alegria nessa grande festa de cultura.






Segue em anexo o Diário de bordo com o relato acima e algumas imagens para que possa divulgar para seus contatos.
Clique e baixe

O vídeo com imagens do resumo do dia estão disponíveis no link: http://www.youtube.com/watch?v=mEB_6EGkvjU


Veja também a mensagem de Lourival Rodrigues, MA, para a juventude reunida na Ampliada Nacional da PJ de Imperatriz: http://www.youtube.com/watch?v=WttdkPaep_A



Fique ligado na TV PJ


Alguns momentos serão transmitidos através do sítio da PJ Nacional (www.pj.org.br). A participação também pode se dar através das redes sociais e de recados no mural do site da PJ. As mensagens recebidas também serão transcritas e divulgadas durante a ANPJ aos delegados presentes.



A equipe nacional do projeto do Teias da Comunicação programou a transmissão em tempo real de alguns momentos da Ampliada. Veja abaixo a programação da transmissão até quarta-feira, 12/1, e programa-se:



10/1 – segunda-feira



15h30 – Mesa: avaliando a caminha da PJ



18h – Testemunho da secretaria nacional



11/1 – terça-feira



9h – Ofício Divino da Juventude



10h30 – 1º momento do julgar: a fé e a opção pelo Reino – Pe. Wander Torres



12/1 – quarta-feira



10h – 2º momento do julgar: a sociedade que queremos – Alessandra Miranda



12h – 3º momento do julgar: Igreja de comunhão e participação: uma opção da PJ (Puebla, Medelín e Aparecida) – Pe. Wander Torres Costa



(Todos os horários estão de acordo com o horário brasileiro de verão)


Ampliada Nacional



A Ampliada Nacional da Pastoral da Juventude é a maior instância deliberativa da PJ. Nela se decidem os rumos e onde a PJ nacionalmente irá centrar forças nos próximos anos, tendo como luz o Evangelho, a realidade da juventude, a história da pastoral e os documentos e ações da Igreja, referentes à evangelização da juventude.



A ANPJ acontecerá nos dias 08 a 15 de janeiro com a temática “PJ: Missão e Profetismo” e o lema “Vamos juntos/as gritar, girar o mundo. Chega de violência e extermínio de jovens!”.



Acesse o site da PJ e confira maiores informações: www.pj.org.br ou acompanhe em tempo real pelo Twitter: @pjnacional.

Equipe Teias da Comunicação - Pastoral da Juventude Nacional

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Calendário Grupo Juvic

O GRUPO ESTA SENDO REESTRUTURADO NOVAMENTE

TODOS OS SABADOS 19 HRS NA COMUNIDADE ATE´FIXAR OS COMPROMISSO TEREMOS UM CALENDÁRIOS DO EVENTOS



























































































































































































































































































































































































































































































































































































































































CAMPANHA DA FRATENIDADE 2011

CAMPANHA DA FRATENIDADE 2011
click na imagem para baixar

Minha lista de blogs

Postagens populares

PJ AQUIDAUANA

PORTAL DA PJ DIOCESE DE JARDIM - MS

GRUPO JUST