Pesquisar este blog

Jovens Online em Cristo

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Vamos a Belém? Por Luis Duarte‏

Vamos a Belém? - Luis Duarte



Durante mais ou menos dois anos pudemos fazer a experiência do encontro com o Jovem de Nazaré, no encontro com os/as Jovens. Nestes tempos falando com a Juventude e ouvindo-a, falamos com o próprio Cristo, que habita nela.

Falar da vida e dos sonhos com a Juventude nos seus lugares vitais e em seus caminhos, foi reviver a experiência dos Discípulos de Emaús que falaram da vida, dos sonhos e medos com o Mestre da Vida, mesmo eles estando cegos, sem reconhecer Jesus.



Iluminar a escuta e o falar da Vida, sem perder a escuta e o falar da vida, foi a mesma experiência que Jesus fez com os discípulos no caminho, quando Ele falava das Escrituras, fontes de Vida, que diziam que a Morte não teria a palavra final.



A súplica dos discípulos, quando na chegada em Emaús dizem: “Fica Conosco Senhor, pois é tarde, e a noite já vem chegando”; deve ser a nossa súplica à Juventude. Aquela que nos fez e faz o nosso coração arder na paixão pela Vida e pelo Reino, mesmo que não nos damos conta disso, não pode nos abandonar. E nós não podemos jamais nos furtar de estar com a Juventude pelo caminho.



No partir o Pão, os Discípulos, antes cegos, reconheceram Jesus e se deram conta de que seus corações estavam ardendo. Na mesma hora, eles se levantam, se colocam no caminho, mesmo sendo noite e perigoso, e vão à Jerusalém. Na mesma experiência dos discípulos de Emaús que, com o coração ardendo, voltam à Jerusalém para anunciar a Boa-Nova da Vida que vence a morte, nós somos/as convidados/as a irmos também para Jerusalém.



O medo e o perigo, não impediram que os discípulos, se colocassem no caminho rumo à Jerusalém. Hoje, centenas de coisas poderão nos impedir de voltar à Jerusalém, poderão nos impedir de sair anunciando a Vida e denunciando a morte, poderão nos impedir de defender a Vida da Juventude. Mas, da mesma forma, que o medo e o perigo não impediram os discípulos, nada pode nos impedir.



O caminho até Jerusalém, na fidelidade ao Seguimento a Jesus e na fidelidade à Juventude, exigirá de nós, Igreja Jovem no continente Latino-Americano e Caribenho, algumas paradas e a visita em alguns lugares.



O primeiro convite que recebemos é: Vamos a Belém?



Belém é a terra da acolhida, da confiança, do cuidado, do doar-se ao outro e é Terra da Opção pelos pobres.



É na manjedoura de Belém que Deus fez sua morada. É na Manjedoura de Belém que acolhemos o Menino-Deus. E é na manjedoura de Belém que testemunhamos a opção pelos pobres. Deus, fez-se gente, fez-se carne e nasceu em meio da pobreza, sendo pobre optando pelos pobres. Por isso mesmo, Belém é também Terra da Opção pelos pobres.



Em Belém também seremos capazes de testemunhar o mistério da confiança, confiança em Deus que é Pai e Mãe de Amor, no outro, na outra.



Em Belém também viveremos o mistério do doar-se ao outro, vendo a atitude de Maria que se doa para acolher o Menino Deus em seu ventre, vendo José que se doa acolhendo Maria que estava grávida antes do casamento. Lá em Belém veremos o nascimento do menino Deus, que viverá e morrerá numa atitude de total doação.



Belém é também terra do Cuidado com a Vida e com os pobres. Maria e José cuidam do Menino. Até os animais ajudam a cuidar do menino.



E aí? Vamos a Belém testemunhar o mistério da encarnação? Vamos a Belém testemunhar o Mistério do Amor que se fez pobre com os pobres e no compromisso com os pobres? Vamos à Belém ser testemunha do cuidado e da confiança? Vamos a Belém para testemunharmos o amor gratuito?



Para irmos à Belém, como os Reis Magos, precisamos levar três presentes, que mesmo sendo dados, na gratuidade e na alegria do encontro, ao Menino Deus, deverão estar conosco no caminho até Jerusalém: Encanto, Felicidade e Compromisso.



Durante o caminho até Belém e depois rumo à Jerusalém não podemos jamais perder o Encanto pela Juventude, pela diversidade juvenil, pelos sonhos dos/as jovens. Durante este caminho não podemos jamais perder a Felicidade, por que fomos e somos testemunhas do Divino no/a Jovem e da Vida que vence a Morte. E finalmente, jamais poderemos perder neste caminho o Compromisso com a Juventude e com os/as pobres. Jamais poderemos perder com compromisso com a Vida da Juventude, e por isso mesmo devemos fazer ecoar por todos os cantos: Chega de violência e extermínio de Jovens!



E aí? Amigo/a, Vamos a Belém?





Luis Duarte Vieira


Jovem da coordenação nacional da PJ, 18 anos, participou do 3º Congresso Latino americano.


Texto escrito após uma visita missionária ao Grupo de Jovens JUAC – que se reúne em Chapadão do Céu/GO, que fez meu coração arder.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Calendário Grupo Juvic

O GRUPO ESTA SENDO REESTRUTURADO NOVAMENTE

TODOS OS SABADOS 19 HRS NA COMUNIDADE ATE´FIXAR OS COMPROMISSO TEREMOS UM CALENDÁRIOS DO EVENTOS



























































































































































































































































































































































































































































































































































































































































CAMPANHA DA FRATENIDADE 2011

CAMPANHA DA FRATENIDADE 2011
click na imagem para baixar

Minha lista de blogs

Postagens populares

PJ AQUIDAUANA

PORTAL DA PJ DIOCESE DE JARDIM - MS

GRUPO JUST