Pesquisar este blog

Jovens Online em Cristo

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Curso Virtual de Bíblia e Hermenêuticas Juvenis‏

Olá, pessoas!!!


Mais uma ideia que nasceu nesta lista está frutificando!


Conforme prometido, seguem informações sobre a reunião em Brasília/DF:


Mantendo-se fiel ao propósito de diminuir distâncias (sociais, políticas, econômicas, históricas, geográficas etc.) e cumprir sua principal vocação, que é indignar-se para mudar a sociedade, o CEBI resolveu investir também em cursos virtuais. Para organizar essa nova modalidade, uma equipe formada por Vanildes Santos, José Ivaldo Lucena, Alberto Katsuta, Anderson Deizepe e Paulo Ueti, coordenada por José Luiz Possato Jr, reuniu-se em Brasília/DF, de 11 a 13 de fevereiro de 2011, para dar forma e encaminhamento ao projeto.

A proposta nasceu há quase três anos, como resposta aos anseios apontados em uma lista de e-mails da PJ-ICAR (Pastoral da Juventude católico-romana), de se fazer uma leitura popular da Bíblia mais atenta aos desafios e perspectivas juvenis. Em conversa informal com membros do Conselho Nacional do CEBI, a idéia teve boa repercussão. Porém, para que fosse apresentada oficialmente, alguns requisitos deveriam ser contemplados: 1) que fosse elaborado um projeto; 2) que o curso fosse ecumênico; 3) que a equipe de organização fosse formada respeitando, da maneira mais ampla possível, as dimensões étnica, geográfica, ecumênica e de gênero; 4) que fosse apresentado um orçamento. Depois de algumas idas e vindas, um pré-projeto finalmente agradou o Conselho, que resolveu finalmente render-se aos meios virtuais de comunicação.

Havia, porém, a necessidade de se fazer um projeto definitivo. As discussões sobre metodologia e conteúdo receberam atenção especial e ocuparam a maior parte do tempo. Recursos áudios-visuais, textos curtos e dinâmicos, preocupação com a estética, interação por meio de fóruns, o ambiente virtual possui linguagem própria. Por isso, chegou-se à conclusão de que a mera reprodução do material por correspondência não atenderia as expectativas de um curso online. Então, ao invés de utilizar o tradicional método histórico-crítico, que parte dos textos (estáticos) para a vida, propõe-se organizar o estudo por temas, partindo da realidade (que é dinâmica) para a Bíblia.

O projeto divide opiniões e encontra resistência, mesmo dentro do CEBI. As críticas sugerem que não é possível formar grupos organizados via internet, que as relações virtuais são “frias”, que o público online é elitizado... Mas não dá pra ignorar alguns dados importantes: 1) Os meios virtuais nos proporcionam superar distâncias geográficas, políticas, sociais, econômicas etc.; 2) Telecentros, escolas, bibliotecas públicas, lan houses de periferia e vários outros espaços oferecem acesso gratuito, ou de baixo custo; 3) As/os internautas têm desenvolvido relacionamentos virtuais sólidos e duradouros, ao contrário do que costumam defender as pessoas resistentes a este canal de comunicação. Além disso, os grupos formados por esta modalidade podem até não formar comunidades em sentido geográfico, mas certamente seus participantes se sentirão motivados a – e terão condições para – promover a leitura popular em suas bases.

Podem-se apontar, ainda, outras diferenças, mas o mais importante é perceber que há demanda tanto para cursos presenciais quanto virtuais. Não há concorrência entre essas modalidades porque o público de ambas é diferenciado. As advertências deverão servir de alerta para que as/os condutores do processo se mantenham na proposta original. Mas o CEBI só terá a ganhar se, mesmo andando por caminhos diferentes, seus grupos se derem as mãos e conduzirem as pessoas à leitura libertadora e transformadora da realidade sofrida do nosso povo.

O CEBI Virtual, depois de aprovado pelo Conselho e formatado definitivamente, estará em funcionamento a partir de setembro deste ano. O curso terá um preço bem acessível, graças à digitalização de todo o conteúdo e a parcerias comprometidas com a leitura popular. Em breve, mais notícias. Fiquem atentas/os!!!



--


Paz e Bem!!!


José Luiz Possato Jr.
São Leopoldo-RS
Tel: (51) 8105-3505
http://osperegrinos.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Calendário Grupo Juvic

O GRUPO ESTA SENDO REESTRUTURADO NOVAMENTE

TODOS OS SABADOS 19 HRS NA COMUNIDADE ATE´FIXAR OS COMPROMISSO TEREMOS UM CALENDÁRIOS DO EVENTOS



























































































































































































































































































































































































































































































































































































































































CAMPANHA DA FRATENIDADE 2011

CAMPANHA DA FRATENIDADE 2011
click na imagem para baixar

Minha lista de blogs

Postagens populares

PJ AQUIDAUANA

PORTAL DA PJ DIOCESE DE JARDIM - MS

GRUPO JUST