Pesquisar este blog

Jovens Online em Cristo

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Taxa de homicídios entre jovens quase dobrou em 30 anos no Brasil‏

Taxa de homicídios entre jovens quase dobrou em 30 anos no Brasil

Camila Campanerut
Do UOL Notícias
Em Brasília


O mapa da violência no Brasil divulgado nesta quinta-feira (24) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) revelou que a taxa de homicídios entre os jovens de 15 a 24 anos cresceu de 30 para 52,9 por 100 mil habitantes entre 1980 e 2008.
De acordo com o IBGE, a população jovem no país é de 34,6 milhões, o equivalente a 18,3% do total de brasileiros. O número de jovens nesta faixa etária, no entanto, já foi maior. Na década de 1980, eles representavam 21,1% da população de 118,7 milhões. Em 2008 eram 18,3% (ou 34,6 milhões) de uma população de 189,6 milhões. 
O Mapa da Violência 2011 – Violência no Brasil é resultado de uma parceria entre o Instituto Sangari e o Ministério da Justiça. O trabalho, coordenado pelo sociólogo Julio Jacobo Waiselfisz, analisou dados dos 26 Estados e do Distrito Federal, com análises separadas de 10 regiões metropolitanas, de 27 capitais e 5.546 municípios. Os dados referenciais são de 2008, porque são os mais consolidados em todas as regiões do país, disponíveis ao Ministério da Justiça.
Segundo Waiselfisz, há 30 anos, a população jovem e não-jovem morria “praticamente da mesma forma”, ou seja, a proporção de mortes violentas e naturais era quase a mesma. Mas, a partir da década de 1980, ocorreu o que ele chamou de “novo padrão de mortalidade juvenil”, com aumento nas mortes por homicídios, suicídios e acidentes de trânsito.
O pesquisador destacou ainda um fenômeno que chamou de “interiorização da violência" a partir de meados da década de 1990. Enquanto os índices de violência diminuíam em grandes capitais, como Rio de Janeiro e São Paulo, registrou-se o aumento acelerado em cidades menores do Nordeste, do Norte e de algumas cidades do Sul.
Diante dos resultados, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, comprometeu-se a tomar iniciativas nesta área, em especial em políticas de combate ao consumo de drogas e álcool, que estão entre os principais elementos que causam os acidentes de trânsito. Uma das ações do governo será a instalação de um colóquio no Estado de Alagoas, dentro de duas semanas, onde serão discutidas soluções para segurança pública.
 


Um abraço bem Forte e Força na Luta!!!
ALAN ALVES
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Calendário Grupo Juvic

O GRUPO ESTA SENDO REESTRUTURADO NOVAMENTE

TODOS OS SABADOS 19 HRS NA COMUNIDADE ATE´FIXAR OS COMPROMISSO TEREMOS UM CALENDÁRIOS DO EVENTOS



























































































































































































































































































































































































































































































































































































































































CAMPANHA DA FRATENIDADE 2011

CAMPANHA DA FRATENIDADE 2011
click na imagem para baixar

Minha lista de blogs

Postagens populares

PJ AQUIDAUANA

PORTAL DA PJ DIOCESE DE JARDIM - MS

GRUPO JUST