Pesquisar este blog

Jovens Online em Cristo

sexta-feira, 11 de março de 2011

Frente Nacional contra genocídio da Juventude‏

Movimentos articulam frente nacional contra o genocídio da juventude

No ano de 2008, mais de 17 mil jovens foram assassinados em todo o Brasil, segundo revelou o Mapa da Violência, divulgado no final de fevereiro pelo Instituto Sangari e pelo Ministério da Justiça. Os dados mostram que desde 2002 o número de homicídios entre brancos vem caindo gradativamente. No entanto, a taxa de mortes violentas entre os negros subiu 12% em um período de seis anos. Estima-se que para cada jovem branco assassinado, morrem dois negros.
Nesta quarta-feira (2), diversas organizações sociais se reuniram na cidade de São Paulo para organizar a “luta contra violência policial e o Estado Penal”. O integrante da Uneafro-Brasil, Douglas Belchior, aponta a ação letal das polícias como uma política de extermínio e informa que está em curso a criação de uma frente nacional de resistência.
“Agora a tarefa é trazer mais organizações e sensibilizar mais grupos para essa necessidade de se criar um grande frente nacional de luta contra a opressão do Estado. Percebemos que nos outros estados brasileiros os grupos têm se organizado para fazer luta social em torno da questão da violência policial e do genocídio da juventude negra.”
No que se refere às diferenças raciais, o Mapa da Violência demonstra que entre a população geral o índice ainda é mais preocupante. Belchior lembra que, somente no estado da Paraíba, para cada branco assassinado, morrem 20 negros.
“A ação violenta da Polícia tem um endereço certo: é o bairro pobre e, nesses bairros pobres, a população negra. Na verdade, esses estudos vêm afirmando situações que o movimento negro denuncia há muitos anos. E, ao mesmo tempo em que é uma permanência esse diagnóstico, também permanece a negligência dos governantes.”
Participaram do encontro as seguintes entidades e organizações: MNU, CONEN, Círculo Palmarino, UNEafro-Brasil, Tribunal Popular, Comitê de Luta pelo Transporte Público de Guarulhos, Movimento Indígena, Ouvidoria da Policia de SP, Comitê Paulista para imigrantes e refugiados, Gab. Dep. Carlos Neder (PT), Sinpeem, Liga Comunista, UJR e Sindsep-SP.  O grupo volta a se reunir no dia 10 de março, às 18h, na Rua Abolição, 167, Bela Vista - São Paulo.

De São Paulo, da Radioagência NP, Danilo Augusto.
03/03/11

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Calendário Grupo Juvic

O GRUPO ESTA SENDO REESTRUTURADO NOVAMENTE

TODOS OS SABADOS 19 HRS NA COMUNIDADE ATE´FIXAR OS COMPROMISSO TEREMOS UM CALENDÁRIOS DO EVENTOS



























































































































































































































































































































































































































































































































































































































































CAMPANHA DA FRATENIDADE 2011

CAMPANHA DA FRATENIDADE 2011
click na imagem para baixar

Minha lista de blogs

Postagens populares

PJ AQUIDAUANA

PORTAL DA PJ DIOCESE DE JARDIM - MS

GRUPO JUST