Pesquisar este blog

Jovens Online em Cristo

sexta-feira, 11 de março de 2011

Impressões e reflexões sobre a criação e a criatura - Pastor Rolf Rieck‏

Impressões e reflexões sobre a criação e a criatura - Pastor Rolf Rieck


por IECLlB
Nossa IECLB respira os primeiros ares de uma discussão sobre ecologia ao anunciar o tema para este ano. Vamos viver uma onda verde em 2011. Tive o privilégio de participar ativamente na discussão e organização da participação luterana na Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e Desenvolvimento - Rio 92. E ao me preparar agora para palestras sobre o tema em Cruz Alta (RS), gostaria de compartilhar algumas frases e pensamento a respeito do tema.

Minhas impressões podem ser livremente classificadas como de uma "ecologia rasa". Tampouco sei que rumos a discussão do nosso tema irá tomar ao longo desse ano. Bem por isso gostaria de partilhar alguns aspectos do tema à luz do texto bíblico, e favorecer um diálogo com quem entende de ecologia de verdade.

Quando 25 representações religiosas estiveram presentes na ECO 92, ficou claro que Bahá.i, Zen-Budismo, Judaismo, Budismo Tibetano, Hare Krishna, Igreja Messiânica, Umbanda, Luteranos, Ananda Marga, Santo Daime, Católicos, Budismo Leigo Japonês, Espíritas, Protestantes, Quimbandistas, Muçulmanos, Hunduistas... tem em comum a preocupação com o futuro do nosso planeta, da nossa casa. Alguns desses grupos religiosos tem mais intimidade com o tema, outros menos. Acho que estamos entre os "menos".

Há quem acuse os cristãos como os mais condenáveis pelo desequilíbrio ecológico. O professor de história na Universidade da Califórnia, em Los Angeles, Lynn White Jr., afirma que a "mentalidade cristã" é a reponsável pela degredação ecológica. Baseia-se nos escritos de Gênesis a respeito da criação que vê no ser humano o seu auge, o que lhe permitiu subjugar todas as espécies aos seu prazer e/ou necessidade. Afirma ainda "que o cristianismo apresenta uma opinião errada sobre a natureza, e, por conseguinte, esta opinião é transferida ao mundo pós-cristão de hoje". Segundo White, "a atitude das pessoas para com a ecologia depende do que pensam de si mesmas em relação a tudo que as rodeia. A ecologia humana está profundamente condicionada ao que cremos acerca de nossa natureza e destino, isto é, pela religião.

Alguns dias mais tarde, de viagem ao sul, encontrei o mais famoso ecólogo brasileiro de todos os tempos, o falecido gaúcho José Lutzenberg. Começamos um diálogo ainda na área de embarque e sem melindres, colocou seu dedo em riste, e me (nos) acusou de antiecológicos cristãos.
Alguns budistas, quem sabe, se deram melhor. Uma entidade budista indiana - OSHO - se entitula "o maior centro de crescimento e meditação do mundo, onde milhares de visitantes de todas as partes do mundo estão realmente experimentando esta transformação". É "como um laboratório, um experimento destinado a criar o 'Novo Homem' - que vive em harmonia consigo próprio e seu meio ambiente e que está livre de todas as ideologias e sistemas de crenças que atualmente dividem a humanidade." Assim sendo o OSHO, The Zen Manifesto diz: "Este é o momento! Ou os budas vencem, ou os políticos estúpidos irão destruir toda a Terra, toda a vida. Somente uma coisa pode impedí-los de destruir o mundo, que é a difusão da meditação, do silêncio, do amor, da alegria, da dança; fazendo da vida uma celebração, um contínuo e interminável festival." Osho, o místico iluminado em 1953 aos 21 anos de idade, diz: "Eu sou o começo de uma consciência religiosa totalmente nova. Por favor, não me conectem com o passado, nem vale a pena lembrar dele." A OSHO é considerada uma ONG e sua proposta ecológica perpassa a meditação, o silêncio, a introspecção, o amor à natureza, o plantio com métodos naturais, criando autênticos oásis nos desertos, segundo explicam em seu folheto.

E o povo cristão? Qual a nossa esperança e como articulamos nosso compromisso?

Tenho conhecimento de apenas um grupo cristão que tenha discutido a fundo a questão ecológica naquela época. Nós, da IECLB, também tentamos fazer nossa tarefa, mas parece que ainda éramos muito inexperientes no assunto. A Visão Mundial - entidade cristã mundial de missão integral - foi signatária da carta Growing Our Future (construindo nosso futuro) a partir de um simpósio de ONG's no Arizona (EUA). Esta carta compromete com dois pontos: 1. Ética e valores implícitos no desenvolvimento pleno e meio-ambiente; 2. Resoluções para as comunidades cristãs. No primeiro ponto foi publicada a "Carta da Terra", donde tiramos: "Que a Conferência das Nações Unidas para Meio Ambiente e Desenvolvimento declare a integralidade da Criação como de alta prioridade e que crie meios e oportunidades para que cada nação representada faça o mesmo." "Que o alvo da integralidade da Criação, em todos os seus pontos, iclua: a) a integridade dos povos, na sua vida humana e na biosfera; b) justiça e paz através da Criação." "Que o gerenciamento das mudanças globais, respectivamente do desenvolvimento e meio ambiente sustentável, reconheça a simbiose na natureza, o ecossistema e os princípios éticos. Isto inclue de maneira equitativa a participação com especial atenção aos necessitados e marginalizados - mulheres, os pobres, povos sem-terra, etc." Na segunda parte, dirigida às Comunidades Cristãs, o documento ressalta: "Arrepender-se, onde necessário, do passado de práticas exploratórias." "Unir-se à Igreja Cristã em todas as partes do mundo para aprender melhor as práticas de preservação do meio ambiente." "Afirmar a proclamação do senhorio de Jesus Crsito acima de toda a Criação, que de maneira ativa inclue a preservação que nos é ensinada nas Escrituras."

Esta reflexão continua. Até aqui já podemos tirar algumas conclusões e certamente assumir alguns desafios práticos para que a paz reine na criação de Deus.

P. Rolf Rieck
Paróquia São Mateus - Joinville - SC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Calendário Grupo Juvic

O GRUPO ESTA SENDO REESTRUTURADO NOVAMENTE

TODOS OS SABADOS 19 HRS NA COMUNIDADE ATE´FIXAR OS COMPROMISSO TEREMOS UM CALENDÁRIOS DO EVENTOS



























































































































































































































































































































































































































































































































































































































































CAMPANHA DA FRATENIDADE 2011

CAMPANHA DA FRATENIDADE 2011
click na imagem para baixar

Minha lista de blogs

Postagens populares

PJ AQUIDAUANA

PORTAL DA PJ DIOCESE DE JARDIM - MS

GRUPO JUST