Pesquisar este blog

Jovens Online em Cristo

sexta-feira, 8 de abril de 2011

UNS OS PÉS DOS OUTROS‏

UNS OS PÉS DOS OUTROS
Queridos,
confesso para vocês que foi uma descoberta também para mim. Não tinha dado muita importância àquela frase que Jesus pronunciou logo depois o lava-pés dos discípulos: "também vocês devem lavar os pés uns dos outros".
Uns dos outros. Reciprocamente.
Isto significa que a primeira atenção, nós devemos manifestá-la dentro das nossas comunidades, servindo os irmãos e deixando que eles nos sirvam.
Exercitar-se como Igreja a lavar os pés de quem é marginalizado de todos os banquetes da vida, é coisa boa.
Mas antes dos deficientes, dos vagabundos, dos oprimidos, de quem está cotidianamente fora do cenáculo, vêm os quem partilham conosco a casa, a mesa, a igreja.
Só quando as nossas mãos terão secado os tornozelos dos nossos irmãos, então poderão massagear as batatas dos outros sem as arranhar. E só quando uma mão amiga terá lavado os nossos calcanhares, eles então poderão se mover em busca dos últimos sem se cansar.
Precisamos retomar o valor da reciprocidade do lava-pés que é o ensinamento mais forte escondido neste gesto de Jesus.
Até agora consideramos este gesto legal, que choca. Pelo contrário, a frase "uns os outros" nos leva a compreender que o jarro, a bacia e a toalha, precisam ser usados dentro do Cenáculo. Não existe uma eucaristia dentro e um lava-pés fora. Ambos são operações que se completam e que devem  ser colocadas em prática ali onde os discípulos de Cristo se reúnem e vivem.
Concluindo: jarra, bacia e toalha devem se tornar peças importantes dentro toda experiência comunitária. Com a esperança que não fiquem só como peças de enfeite.
O que significa tudo isso para nós?
Não se trata de ser puros. Também os apóstolos na última ceia o eram: "vocês são limpos" disse Jesus. O problema é ser servo. Porque os homens aceitam a mensagem de Cristo, não tanto de quem experimentou a ascética da pureza, quanto de quem viveu as tribulações do serviço.
Longe de ser um gesto sentimental para guardar no álbum dos bons exemplos!
A lógica do lava-pés é revolucionaria. Ao ponto que tem gosto de hipocrisia quando uma associação eclesial ou uma comunidade dividida por brigas e rivalidades, pretende organizar o lava-pés para os outros. Não faz sentido!
O serviço aos últimos de fora não purifica ninguém quando se pula a passagem obrigatória do serviço aos últimos de dentro.
Ou melhor, se torna condenação até para os que acreditam ser suficiente a reconciliação sacramentai e • não dão valor para a grande reconciliação com a vida que se alcança lavando os pés do próximo mais próximo.
"Uns os outros". A partir das famílias que não podem se dizer cristãs se não assumir a lógica da reciprocidade. Porque se o esposo morre de vontade de lavar os pés dos dependentes químicos, a esposa se orgulha de servir os idosos, a filha mais velha quer ser voluntária no 3° mundo, mas depois os três não se olham na cara quando estão em casa, o deles é só um contra testemunho penoso que prejudica até os destinatários do seu serviço aparentemente generoso.
Falei o suficiente para que a repetição ritual do lava-pés que celebraremos numa comoção geral, nos dê uma vontade imensa de serviço, de acolhida, de paz para com todos. A partir dos mais próximos. E nos faça entrar em crise mais do que em êxtase. Já que somos tão lentos para nos converter, o jarro está exposto ao sacrilégio não menos da mesma Eucaristia.

Dom Tonino Bello

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Calendário Grupo Juvic

O GRUPO ESTA SENDO REESTRUTURADO NOVAMENTE

TODOS OS SABADOS 19 HRS NA COMUNIDADE ATE´FIXAR OS COMPROMISSO TEREMOS UM CALENDÁRIOS DO EVENTOS



























































































































































































































































































































































































































































































































































































































































CAMPANHA DA FRATENIDADE 2011

CAMPANHA DA FRATENIDADE 2011
click na imagem para baixar

Minha lista de blogs

Postagens populares

PJ AQUIDAUANA

PORTAL DA PJ DIOCESE DE JARDIM - MS

GRUPO JUST