Pesquisar este blog

Jovens Online em Cristo

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Bom mineiro no Mato Grosso do Sul - por Pe. Crispim Guimarães

 

Na quarta-feira, 04 de maio, o Papa Bento XVI agraciou a Igreja do Mato Grosso do Sul com o seu novo arcebispo, Dom Dimas Lara Barbosa, até então auxiliar da arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro.

O arcebispo é aquele que está mais próximo do Papa e torna-se, também da sua província eclesiástica, o ponto de unidade entre os irmãos bispos, é, além disso, o primeiro responsável da formação dos seminaristas no Regional, que no nosso caso, Mato Grosso do Sul, é o Regional Oeste I.

Dom Dimas é um dos bispos mais preparados academicamente entre o episcopado brasileiro, não por acaso exerceu a função de Secretário da CNBB, Conferência dos Bispos do Brasil, a maior Conferência Episcopal do Mundo e uma das instituições mais influentes e respeitadas do País. Sua designação, pelo Papa, para o Mato Grosso Sul, dará um peso significativo à Igreja local, pois é conhecedor dos diversos problemas do Brasil, agora o novo arcebispo nos ajudará a tomar posições ad intra, isto é, para as coisas internas da própria Igreja, assim como para as realidades externas que afetam o nosso povo.

São muitos os desafios da Igreja Sul mato-grossense, dentre eles, talvez o mais urgente seja a formação do clero, pois a modernidade exige uma atenção especial para formar padres maduros - para uma sociedade cada vez mais desafiadora, sobretudo sacerdotes comprometidos com a missionariedade, fruto dos apelos da última Conferência Episcopal Latina Americana, em 2007, na cidade de Aparecida do Norte, na qual Dom Dimas atuou fortemente. Outro desafio será trabalhar com as demais instituições junto aos governos Federal e Estadual e os povos indígenas, na busca de uma solução definitiva para esta que já foi e é causa de tantos conflitos.

Quando estudante de teologia em Taubaté, São Paulo, tive a alegria de tê-lo como professor, competente, brincalhão, sempre manifestou uma serena e profunda religiosidade, assim como, um aguçado senso crítico para as causas do Brasil e do mundo, pois já naquela época exercia funções na CNBB. Filósofo e Teólogo, doutorou-se em Teologia Sistemática em Roma, mas antes de ser padre, Dom Dimas desempenhou funções como engenheiro eletrônico no Instituto de Atividades Espaciais (IAE).

A julgar pelo conhecimento que tenho de D. Dimas, acredito que ele saberá mediar, quando necessário, muitos dos problemas que afligem o Estado e a Igreja local. Rezo por este nosso irmão que certamente, vem para somar e contribuir com a construção do Reino de Deus e de uma sociedade mais fraterna.

Pe. Crispim Guimarães
Pároco da Paróquia Cristo Rei
Laguna Carapã - MS



http://arquidiocesedecampogrande.org.br/arq/noticias/artigos/5545-bom-mineiro-no-mato-grosso-do-sul-por-pe-crispim-guimaraes-.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Calendário Grupo Juvic

O GRUPO ESTA SENDO REESTRUTURADO NOVAMENTE

TODOS OS SABADOS 19 HRS NA COMUNIDADE ATE´FIXAR OS COMPROMISSO TEREMOS UM CALENDÁRIOS DO EVENTOS



























































































































































































































































































































































































































































































































































































































































CAMPANHA DA FRATENIDADE 2011

CAMPANHA DA FRATENIDADE 2011
click na imagem para baixar

Minha lista de blogs

Postagens populares

PJ AQUIDAUANA

PORTAL DA PJ DIOCESE DE JARDIM - MS

GRUPO JUST