Pesquisar este blog

Jovens Online em Cristo

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Carta do Arcebispo de Campo Grande, dom Vitório Pavanello sobre nomeação do novo arcebispo.‏

Carta do Arcebispo de Campo Grande, dom Vitório Pavanello sobre nomeação do novo arcebispo.

"Meus queridos irmãos e irmãs diocesanos,

Comunico-lhes, com alegria, que a partir das 06 horas  de hoje, o Santo Padre o Papa Bento XVI acolheu o meu pedido de renúncia ao governo desta amada Arquidiocese, por ter chegado à idade de 75 anos.

O Código de Direito Canônico no cânon 401 pede que o bispo diocesano, ao chegar aos 75 anos solicite ao Santo Padre a renúncia do ofício de arcebispo diocesano. Como completei 75 anos de idade no dia 20 de janeiro e tendo enviado a carta de renúncia antes de completar essa data para ele atender-me logo no dia do meu aniversário, ele achou por bem esperar um pouco até encontrar o sucessor para a Arquidiocese de Campo Grande, o que ocorreu hoje com a escolha de Dom Dimas Lara Barbosa, bispo auxiliar do Rio de Janeiro e Secretário da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.

Sinto-me feliz em apresentar a foto e o currículo da vida do novo arcebispo eleito.

Ele é uma pessoa muito alegre, como a foto mostra, simples, próximo do povo e muito versado em trabalho pastoral.

Tenho certeza de que será um excelente bispo nesta Arquidiocese, jovem 55 anos, dinâmico e cordial. Ele poderá levar em frente os trabalhos pastorais elaborados pela Arquidiocese e, lhes asseguro, bem melhor do que eu, pela experiência pastoral e por ser jovem dinâmico e amigo do povo.

Aproveito para agradecer a Deus a confiança que depositou em mim para eu exercer por três anos o ministério episcopal na Diorcese de Corumbá e por 25 anos e três meses o ministério nesta Arquidiocese.

Agradeço igualmente o povo de Deus desta Arquidiocese pelo amor e carinho que tiveram comigo durante todo esse tempo, bem como a disponibilidade em trabalhar junto comigo para fazer crescer esta Igreja de Campo Grande nos moldes dos desafios dos tempos de hoje, à luz dos documentos da Igreja, especialmente do Vaticano II e das Conferências dos Bispos da América Latina e do Caribe, especialmente a última acontecida em Aparecida, SP.

Minha gratião aos meus imediatos colaboradores nas tarefas pastorais e evangelizadora, sobretudo aos meus irmãos presbíteros, de quem muito recebi apoio, amor e carinho.

Foi muito bom trabalhar nesta Igreja arquidiocesana de Campo Grande com um presbitério bom e fraterno e com agentes de pastoral leigos e leigas que sem eles muito pouco teríamos feito.

Muito obrigado aos seminaristas pelo carinho e docilidade às orientações do seu bispo.

Minha gratião às religiosas e religiosas pelos serviços prestados a serviço desta Igreja. Sem elas e eles pouco podíamos ter feito.

Com a nomeação do novo arcebispo, eu ficarei à frente desta Arquidiocese como Administrador apostólico até a sua posse, cuja data ainda não a definimos.

Rezemos muito por ele, para que se prepare bem em vir viver entre nós e seja muito feliz no governo desta Arquidiocese.

Nossa Senhora da Abadia o tenha sob o seu manto protetor para que se sinta feliz em pastorear este Rebanho com o coração de Jesus, Bom Pastor e com a solicitude da Virgem Maria.

Nosso Senhor ressuscitado abençoe a todos com a magnitude de seu Coração Divino.

Amém.
+ Vitório Pavanello

Sobre Dom Vitório Pavanello
Dom Vitório Pavanello é o sexto filho do casal Liuz e Filomena Pavanello, de uma prole de nove filhos.

Em 27 de fevereiro de 1949, dá entrada no Seminário de Ascurra, em Santa Catarina.

Bacharel em Letras Anglo-Germânicas, estudou Filosofia na Faculdade Salesiana de Filosofia, Ciências e Letras, em Lorena entre 1957 e 1959 e, depois, Teologia no Instituto Teológico Pio XI, em São Paulo, entre 1963 e 1966.

Foi ordenado padre em 31 de julho de 1966, na cidade de São Paulo.

Em 31 de janeiro de 1982, foi sagrado bispo de Corumbá, sendo consagrado pelo arcebispo Dom Antônio Barbosa.

Em 26 de novembro de 1984, foi nomeado arcebispo-coadjutor de Campo Grande, sendo que em 12 de dezembro de 1986, assume a arquidiocese de Campo Grande, após a renúncia de Dom Antônio Barbosa.

Foi também Presidente do Regional Extremo-Oeste (1983-1988), Delegado da Conferência de Santo Domingo e Delegado à assembleia especial do Sínodo dos Bispos para a América por nomeação do Papa João Paulo II (1997).

Seu lema é Pro Ovibus Meis (A vida por minhas ovelhas).
Renúncia
Dom Vitório completou 75 anos no dia 20 de janeiro de 2011.
O Código de Direito Canônico no cânon 401 pede que o bispo diocesano, ao chegar aos 75 anos solicite ao Santo Padre a renúncia do ofício de arcebispo diocesano, e a nomeação do sucessor, o que ocorreu com a escolha de Dom Dimas Lara Barbosa, bispo auxiliar do Rio de Janeiro e Secretário da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Calendário Grupo Juvic

O GRUPO ESTA SENDO REESTRUTURADO NOVAMENTE

TODOS OS SABADOS 19 HRS NA COMUNIDADE ATE´FIXAR OS COMPROMISSO TEREMOS UM CALENDÁRIOS DO EVENTOS



























































































































































































































































































































































































































































































































































































































































CAMPANHA DA FRATENIDADE 2011

CAMPANHA DA FRATENIDADE 2011
click na imagem para baixar

Minha lista de blogs

Postagens populares

PJ AQUIDAUANA

PORTAL DA PJ DIOCESE DE JARDIM - MS

GRUPO JUST