Pesquisar este blog

Jovens Online em Cristo

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

"Estou aprendendo com a juventude", Dom Anuar Battisti

Qua, 04 de Janeiro de 2012 16:06       



Centenas de jovens, lideranças, padres, religiosos e religiosas vêm sonhando e construindo juntos o tão esperado 10º Encontro Nacional da Pastoral da Juventude que acontece pela primeira vez no Paraná. Entre os sonhadores, Dom Anuar Battisti também abraçou a causa e vestiu a camisa, sonhou com a juventude, caminhou e continua caminhando para a concretização deste momento histórico da Igreja do Brasil.







Mesmo com a agenda repleta de compromissos, o Arcebispo Metropolitano de Maringá, sempre que possível, estava presente nos encontros e reuniões, trazendo palavras de incentivo e esperança e a presença amiga de alguém que assim como toda a juventude brasileira, está vibrando com o ENPJ.

Para ele que desde 2007 trabalha diretamente com a juventude toda a preparação que o Regional Sul 2 vem realizando é motivo de aprendizado e acredita que este encontro será um espaço de renovação e entusiasmo revolucionário para a evangelização da juventude. Ele motiva e convoca a juventude a evangelizar através do amor, na comunhão e na diversidade construir uma igreja cada vez mais jovem.

Equipe de Comunicação do 10º ENPJ: Como foi receber a notícia de que Maringá seria a casa do 10º ENPJ?
Dom Anuar: Foi uma agradável surpresa. Como hospedeiros nós devíamos pensar o ambiente, acomodações dignas, alimentação adequada. Enfim muitas perguntas que só agora estamos encontrando as respostas.

Como a igreja de Maringá recebeu a notícia de que o Encontro Nacional seria aqui?
A comissão que estava em Natal, naquela ocasião [9º ENPJ, em 2009], vibrou e foi manchete em todos os meios de comunicação aqui em Maringá. Vibramos, porém, conscientes de que não seria Maringá a receber o décimo encontro e sim o Regional Sul 2. Portanto, é o Paraná que acolhe em Maringá os 600 jovens representantes das 268 arquidioceses, dioceses e prelazias do Brasil.

Quais foram os principais medos quando o desafio de acolher o ENPJ foi aceito?
Não tínhamos medo e sim preocupação. Dois anos atrás começamos a reforma e ampliação do auditório João Paulo II. Os escassos recursos e pouco tempo nos deixava preocupados. Hoje já inauguramos um amplo e moderno auditório com capacidade para 700 pessoas. Já temos os alojamentos preparados. Só falta agora receber a juventude que vem das mais variadas realidades do Brasil.

E as expectativas, os anseios?
Com certeza são as melhores. Queremos oferecer o melhor de nós, para que os jovens possam voltar com um ânimo renovado, um entusiasmo revolucionário na evangelização da juventude dentro das realidades de cada um.

É a primeira vez que o Encontro Nacional da Pastoral da Juventude acontece na região sul do país. O senhor acha que esse diferencial aumentou a dificuldade para a realização do encontro?
O sul do Brasil tem todas as condições para receber eventos deste porte com muita facilidade. Talvez a partir deste 10º ENPJ comecemos olhar todo o Brasil e levar esta experiência para outras regiões que também gostariam de oferecer o espaço e acolher esta experiência.

Sendo bispo, como o senhor vê os jovens de Maringá e do Paraná diante da chegada do ENPJ?
Nós teremos aqui mais de 100 jovens do Paraná trabalhando na organização do encontro. Estes já estão preparados e dispostos a dar o melhor. Em Maringá tanto os jovens como as paróquias esta abertos para acolher e acompanhar o programa pensado, principalmente aquelas paróquias onde os jovens vão realizar um dia de missão. Acredito que este encontro trará um grande impulso para toda nossa juventude

O senhor esteve presente no processo de construção do Encontro Nacional, participando das reuniões e estando em contato com a as referências locais. Qual é a sensação de ver os jovens lutando para que o ENPJ se tornasse uma realidade?
Essa experiência nasceu 1994. Hoje faz parte da agenda de todo trabalho desenvolvido pela Pastoral da Juventude. Devo dizer que este é meu primeiro encontro nacional. Eu sempre estive envolvido com os jovens, diretamente a partir de 2007.  Estou aprendendo com a juventude.

Deixe uma mensagem para a juventude do Brasil que está se preparando para o 10º ENPJ.
Iluminados pela Palavra “Ele tendo amado os seus amou-os até o fim”(Jo 13,1), os jovens hoje são chamados a entrar na “Ciranda da vida e amar sem medida”. Só o amor é capaz de desfazer os entraves, iluminar os desafios, e dar coragem para lançar a rede nas águas profundas, onde está a nossa juventude. É a hora de um acreditar renovado, na missão de evangelizar através do amor e não só com palavras. Somos todos convocados a dar tudo, não guardar nada, e nunca sozinhos, na comunhão e na diversidade, ser uma Igreja jovem com os jovens e para os jovens. Que a Mãe do Rocio, padroeira do Paraná, proteja todos os jovens do 10ºENPJ e nos acompanhe na missão de jovens evangelizando jovens.

Equipe de Comunicação do 10ºENPJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Calendário Grupo Juvic

O GRUPO ESTA SENDO REESTRUTURADO NOVAMENTE

TODOS OS SABADOS 19 HRS NA COMUNIDADE ATE´FIXAR OS COMPROMISSO TEREMOS UM CALENDÁRIOS DO EVENTOS



























































































































































































































































































































































































































































































































































































































































CAMPANHA DA FRATENIDADE 2011

CAMPANHA DA FRATENIDADE 2011
click na imagem para baixar

Minha lista de blogs

Postagens populares

PJ AQUIDAUANA

PORTAL DA PJ DIOCESE DE JARDIM - MS

GRUPO JUST